Em semana de seleções, e depois de já termos olhado de forma minuciosa para Benfica, FC Porto e Sporting, tentemos perceber como estava o campeonato da época passada à 11.ª jornada.

Começando desde logo pela luta pelo primeiro lugar: por esta altura, Benfica e Sporting estavam empatados com os mesmos pontos na frente do campeonato: 28. Sendo que nessa jornada, os encarnados se tinham imposto na Luz aos leões por 2-1, e ficaram assim com vantagem no confronto direto, apresentavam também melhores índices na diferença de golos: +14 contra +12.

Este ano, o figurino muda. Os campeões nacionais lideram com 33 pontos, com mais cinco pontos que o segundo classificado FC Porto, e oito que o Benfica, que tem no entanto menos um jogo. Os verdes e brancos têm assim mais cinco pontos do que na temporada passada, o FC Porto mais dois pontos, e o Benfica menos três, sabendo-se que ainda terá que acertar calendário frente ao Nacional.

# Equipa P J
1 Sporting CP 33 11
2 FC Porto 27 11
3 SL Benfica 25 10
4 Santa Clara 21 11
5 SC Braga 20 11
6 Vitória SC 18 11
Mais sobre Primeira Liga

No que diz respeito aos clubes que têm sido mais competitivos a seguir aos três grandes, o SC Braga soma 20 pontos, menos três do que no ano passado, e passou do 4.º para o quinto lugar. Já o V. Guimarães soma 18 pontos, na quinta posição, com 18 pontos, com os clubes minhotos a encontrarem-se para já atrás do sensacional Santa Clara, que é o dono do quarto lugar da classificação.

Em relação à cauda da tabela, o Farense, atual lanterna vermelha da Liga, soma apenas cinco pontos em 11 partidas, comparativamente aos seis somados pelo Arouca que era por esta altura, em 23/24, o último classificado.

O fosso entre os primeiros classificados e as equipas que se situam no meio da tabela também se acentuou nesta temporada. Senão vejamos: o líder Sporting, que só sabe vencer nos 11 jogos disputados, soma 33 pontos, mais 16 pontos que o sétimo e oitavos classificados, Famalicão e Moreirense, respetivamente e que averbam 17 pontos. No ano passado, a título de exemplo, a diferença dos líderes Benfica e Sporting para as equipas que encontravam nos mesmos lugares da tabela era de 12 pontos, casos do Famalicão e Farense.

Os famalicenses somam mais um ponto em relação ao ano passado e situam-se na mesma posição. O Moreirense caiu na classificação, do 5.º com 20 pontos, para o oitavo lugar, com 17 pontos. O Casa Pia que se encontrava próximo dos lugares de descida, no 15.º lugar, subiu na tabela, para o 9.º, e soma 13 pontos. O Rio Ave também deu um salto na classificação, em relação à temporada passada, passando do 16.º para o 10.º lugar, com 12 pontos. A partir do 11.º lugar abre-se uma enorme competitividade na luta pela classificação. O Gil Vicente, que é o 11.º classificado, soma 10 pontos, apenas mais dois que o Nacional, que é penúltimo classificado.

Com referimos, o Farense é o último classificado, depois de um arranque muito complicado na I Liga. Os algarvios contam nesta altura com oito desaires, dois empates e apenas um triunfo.

Ao nível dos golos, as equipas também estão no geral menos concretizadores. Até ao momento, e nos 11 jogos realizados, as 18 equipas da I Liga apontaram 252 golos, menos quarenta do que na temporada passada, quando nesta altura as redes tinham abanado 292 vezes. A média situa-se 2,57 golos por jogo, mas estes números são claramente alavancados pelo líder Sporting, com a sua impressionante marca de 39 golos apontados. Já a equipa menos certeira com a baliza são também os Leões de Faro, com apenas cinco tentos.