Mais uma Primeira Liga que chegou ao fim, com o Sporting a quebrar o domínio bicéfalo de Benfica e FC Porto ao cabo de 19 anos. Para além do título de campeão, foram ainda distribuídos os lugares europeus e ficaram confirmados os clubes que vão descer à Segunda Liga. O Rio Ave vai disputar o playoff frente ao terceiro classificado da segunda liga.
Vamos fazer então um comparativo entre os pontos obtidos pelas equipas em 19/20 e 21.
Comecemos então pelo campeão Sporting, os leões deram um salto que ninguém esperava este época. Com um investimento inferior aos rivais Benfica e FC Porto, os verdes e brancos saltaram do quarto lugar obtido no ano passado para o primeiro. Em 19/20 somaram apenas 60 pontos, na temporada mais negra em termos de derrotas na Liga (10), os leões perderam ainda nessa época todos os embates frente aos grandes. Este ano mudou o figurino, com o Sporting a somar 85 pontos, depois de 26 vitórias, sete empates e apenas uma derrota, na penúltima jornada frente ao rival Benfica. Os verdes e brancos foram a defesa menos batida, com 20 golos sofridos.
O campeão em título FC Porto não conseguiu manter o cetro, desta feita acabando na segunda posição do campeonato, com 80 pontos, com menos dois do que os somados no ano passado. Ainda assim, os dragões foram a equipa mais concretizadora do campeonato, com 74 golos marcados. Apesar do título perdido, a equipa de Sérgio Conceição assegurou a qualificação direta para a Liga dos Campeões, um objetivo primordial para a próxima temporada. Seguiu-se o terceiro classificado Benfica, que piorou uma posição em relação à temporada passada. Apesar do enorme investimento e expetativas, os encarnados acabaram por terminar no último lugar do pódio, somando menos um ponto do que na época anterior. Os encarnados vão tentar o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Com os lugares europeus já atribuídos, com o SC Braga (4.º lugar), destaque para os sensacionais Paços de Ferreira e Santa Clara que arrebataram os restantes lugares europeus, com os açorianos a 'roubarem' o sexto lugar ao V. Guimarães na última jornada. Os vimaranenses mantiveram a posição de 19/20 para 20/21 e voltaram a ficar de fora das competições europeias. Já os vizinhos bracarenses pioraram uma posição, depois do pódio na temporada transata.
O Moreirense, uma das equipas em que tem imperado a estabilidade manteve o oitavo lugar da Liga, seguido do Famalicão, que andou em zonas perigosas da tabela até às derradeiras rondas do campeonato, acabando por recuperar nas jornadas finais (Ficou no 9.º lugar da tabela). No ano de regresso à Primeira Liga, os também minhotos tinham logrado o sexto lugar.
O Belenenses SAD voltou a bater-se pelos mesmos objetivos, que passavam pela permanência na I Liga. Desta feita, ao contrário do ano passado em que conseguiram a permanência 'in extremis' (15.º lugar), os azuis acabaram esta época por ter uma segunda volta mais descansada, ao garantirem a 10.ª posição.
Estabilidade também para o Gil Vicente que se manteve na elite, caindo uma posição em relação ao ano passado, da 10.ª posição (39 pontos) para a 11.ª (43 pontos). Seguiu-se o Tondela com 36 pontos, os mesmos que tinha somado em 19/20.
Ao rubro esteve mesmo a luta pela permanência que acabou por envolver seis equipas até quase à última jornada do campeonato. Acabaram por descer as equipas que tinham subido este ano à primeira liga, com Farense e Nacional a desiludirem. Os algarvios mataram saudades do escalão máximo do futebol português depois de uma ausência de 18 anos, mas com o final de temporada a acabar por ter um sabor amargo. Nos algarvios destacou-se o escocês Ryan Gauld, mas nem isso foi suficiente para a manutenção. O Nacional acabou por não lograr a manutenção depois do regresso e ficou-se pelo último lugar da tabela.
Já o Boavista, numa época de grandes mudanças, com a entrada de vários jogadores garantiu a manutenção apenas na última jornada, com o veterano Jesualdo Ferreira no comando. Os axadrezados acabaram por ficar na 13.ª posição, com 36 pontos, menos três do que os 39 somados no ano anterior (12.º lugar da classificação). Depois de repescado no ano passado, após a descida do V. Setúbal por razões administrativas, o Portimonense cumpriu o objetivo e garantiu a permanência na elite, depois de uma temporada irregular.
Os algarvios terminaram na 14.ª posição, com 35 pontos, com os mesmos pontos do que o Marítimo, ficando um lugar acima do lugar de acesso ao ‘play-off’, posição ocupada pelo Rio Ave, com menos um ponto. Os vilacondenses foram mesmo a grande desilusão do campeonato, depois de no início da temporada passada terem competido na Liga Europa. Os rioavenses caíram do 5.º lugar em 2019/21 para o 16. º lugar e vão tentar fazer pela vida, pois necessitam de vencer o playoff de acesso frente ao terceiro classificado da segunda liga para assegurarem a permanência.
Comentários