"Só em quatro dias, entre 31 de Agosto e 03 de Setembro, conseguimos angariar 84 sócios, da Alemanha a Moçambique", disse o provedor dos sócios, Ernesto Ferreira da Silva.

O antigo guarda-redes do Sporting, António Botelho, conquistou um campeonato e duas Taças de Portugal ao serviço do Sporting, enquanto Gonçalves, que fez 182 jogos pelo Sporting e marcou 17 golos, foi campeão em 1969/70 e venceu a Taça de Portugal em 1971/72.

"Nessa final ganhámos ao Benfica por 4-1", lembrou o presidente José Eduardo Bettencourt, perante a plateia do auditório do Estádio José Alvalade, desafiado logo a seguir a dizer qual a equipa "leonina" que alinhou nessa partida.

O presidente do Sporting nem hesitou: "Damas, Pedro Gomes, Caló, José Carlos, Hilário, Gonçalves, Nelson, Peres, Marinho, Lourenço e Dinis", enumerou de imediato, suscitando forte aplauso da plateia.

A juventude predominou, quer entre os novos sócios que foram apresentados, entre os quais um bebé de oito meses, quer entre os praticantes das modalidades de natação, triatlo e pólo aquático que "inundaram" o auditório de Alvalade.

O professor de natação, Carlos Cruchinho, fez uma síntese sobre a actividade daquelas três modalidades, uma das quais, o triatlo, foi lançado há apenas um ano, realçando a necessidade de "promover sinergias" entre elas no sentido de "aproveitar atletas entre umas e outras".

O presidente José Eduardo Bettencourt aproveitou o contexto para sustentar a tese de que "não só de pão vive o homem nem só de futebol vive o clube", lembrando que o Sporting é, a seguir ao FC Barcelona, o clube "com mais atletas olímpicos" a nível mundial.