O internacional holandês do Sporting está a ter um início de época de leão ao peito digna de recorde. Com 18 golos apontados em 26 jogos, Bas Dost está perto de ultrapassar o seu melhor registo de 20 golos na época 2014/2015. Em entrevista à Sport TV, o avançado holandês de 27 anos confessou que nunca duvidou das suas capacidades e que se lhe tivessem perguntado na altura em que assinou contrato se este registo seria possível, a resposta foi perentória: "sei o que posso fazer e que jogadas posso fazer".

"Se me tivessem dito no dia em que assinei que isto era possível, diria que sim. Seria muito bom, mas sempre possível. Falar agora é fácil, mas sei o que posso fazer e que jogadas posso fazer", afirmou Bas Dost quando confrontado com o facto de estar a apresentar um rendimento ao nível dos melhores avançados do mundo como Luis Suárez ou Pierre-Emerick Aubameyang.

"Quando cheguei aqui tinha tanta força em mim para mostrar o que podia fazer… O melhor é que o treinador disse-me diretamente que íamos jogar com dois extremos para os cruzamentos e um outro jogador nas minhas costas. Jorge Jesus sabe o tipo de jogador que sou: não vou às linhas. Se isso acontece num treino, o treinador para imediatamente e manda-me para a área”, frisou.

"Agora, sei que ele tem razão: a minha qualidade espelha-se melhor nessa zona. Isso é muito importante, pois jogo com jogadores que me dão a bola. Com estes é possível. Os meus companheiros já sabem como jogo. No início, precisava de tempo. Agora, marco e todos gritam ‘Bas Dost!’, mas não sou apenas eu. São também os jogadores que me dão assistências. Estamos na luta pelo título”, sentenciou o finalizador holandês.