O general Bento Kanbamga é dono do clube de futebol Kobuscorp Palanca, actualmente a disputar o Girabola, e uma das figuras mais mediáticas de Angola.

Actualmente, o clube procura chegar aos lugares cimeiros do campeonato angolano e o Bento Kangamba diz que o desenvolvimento daquele que é já um dos clubes mais populares de Angola passa também por financiar projectos fora do país.

O ano passado o angolano tentou uma entrada no capital do Belenenses acabou por gorar um acordo que o empresário diz que a actual direcção não soube honrar.

“O Belenenses não se portou bem. As pessoas que concorreram à presidência do Belenenses não conseguiram interpretar bem o que nós queríamos. Desejávamos investir em Portugal, num clube com boas infra-estruturas e a direcção que entrou não nos conhecia bem.”

Kangamba não se admira pelas dificuldades que os azuis passaram este ano e diz que a entrada de investidores angolanos no capital da equipa lisboeta tinha evitado situações como a de salários em atraso:

“Já tínhamos quatro milhões de euros para injectar no Belenenses quando fizemos o contrato, mas parámos porque o Belenenses não soube assumir o compromisso e as pessoas não foram honestas.”

Caso Mantorras

Como angolano, o general conhece a situação de Pedro Mantorras no Benfica e aconselha a que os encarnados façam uma gestão cuidadosa do caso:

“O Benfica tem de resolver a situação do Mantorras. O Mantorras deu o que deu ao Benfica e esta é uma situação que não agrada aos angolanos, até porque muitos deles são do Benfica.”

No entanto, clarificou, “ situação do Mantorras não é uma situação política, mas sim desportiva”.

Manuel José no futebol angolano

Outra questão abordada pelo dono do Kobuscorp Palanca foi a carreira de Angola no CAN e a prestação de Manuel José.

O conhecido empresário reconhece valor ao trabalho do técnico português à frente da selecção de Angola e diz que a Federação Angolana de Futebol devia ter sabido gerir melhor a questão da permanência do técnino ao comando dos ‘Palancas Negras’.

“As pessoas da federação que estiveram a trabalhar com Manuel José não tiveram capacidade para gerir a sua imagem. Alguma coisa falhou e foi do lado da Federação Angolana de Futebol.”

Veja o vídeo