O Benfica é o primeiro dos três grandes a entrar em ação na I Liga, que regressa após quase três semanas de paragem, com a deslocação ao Estádio Nacional, casa do Belenenses SAD. O jogo, todavia, está em risco de não se realizar este sábado. Tudo por culpa de um surto de COVID-19 que assola, nesta altura, o clube azul.

A equipa de Filipe Cândido tem, para já, dez casos de infetados, sendo que continuam a aparecer mais resultados positivos, pelo que é possível que este número ainda venha a aumentar. Tudo dependerá da decisão do delegado de saúde, que pode considerar os contactos como alto risco e colocar todo o plantel em isolamento. Se isto acontecer, e caso os dois clubes cheguem a acordo, o adiamento será uma realidade.

Mira apontada à baliza no jogo 600 de Jorge Jesus

O duelo no Jamor, a concretizar-se, terá um sabor especial para Jorge Jesus, que, mais de 26 anos depois, completará o seu jogo 600 na Liga - apenas Fernando Vaz e Manuel Oliveira têm mais. A cumprir a oitava época na Luz, é pelo Benfica que o experiente técnico tem o maior número de jogos no campeonato, num total de 229, e também de vitórias (171), empates (35), derrotas (23), golos marcados (522) e golos sofridos (166).

Jorge Jesus vai tornar-se no terceiro a atingir 600 jogos na I Liga
Jorge Jesus vai tornar-se no terceiro a atingir 600 jogos na I Liga
Ver artigo

No terceiro posto a um ponto da dupla de líderes, os 'encarnados' estão obrigados a vencer este sábado, para não deixar fugir Sporting e FC Porto, que só jogam no dia seguinte. O emblema da Luz, que vem de um empate com o Barcelona (0-0), chega a esta fase da temporada praticamente na máxima força, com o central Lucas Veríssimo, com grave lesão, a ser a única baixa nos habituais titulares de Jesus.

Já com uma troca de treinadores esta época, com Petit a dar lugar a Filipe Cândido, o Belenenses SAD necessita com urgência de pontos para não descer ainda mais na tabela classificativa. Os 'azuis' ocupam o antepenúltimo lugar, com apenas oito pontos e um triunfo em 11 jogos.

No último fim de semana, os comandados de Filipe Cândido eliminaram o Caldas da Taça de Portugal, com um triunfo por 5-3, que certamente servirá de motivação para o desafio deste sábado. Em sentido inverso, são muitas as baixas no plantel - devido à COVID-19 e não só: Luiz Felipe, Francisco Teixeira, Jordan, Camacho, Safira, Sandro, Afonso Sousa, Cafú Phete e Sithole já eram ausências confirmadas.

Confronto direto

No histórico de confrontos entre os dois emblemas, em sete partidas, o Belenenses SAD obteve apenas um triunfo frente ao Benfica. Em 2018/19, na oitava jornada, dois golos de Eduardo Henrique (penálti) e Alhassane Keita deram a vitória aos homens da casa, na altura comandados por Silas. Desde esse primeiro jogo, as 'águias' somaram um empate (2-2), também na temporada 2018/19, e cinco triunfos.

Na última temporada, Benfica e Belenenses SAD encontraram-se em três ocasiões (campeonato e Taça de Portugal), com as 'águias' a fazerem o pleno de vitórias, sem qualquer golo sofrido.

O que dizem os treinadores

Filipe Cândido: "[O Benfica] É uma equipa que, quando cria oportunidades de golo, os jogadores têm critério e acertam na baliza. Se concedermos algumas, podem ferir-nos e fazer golos. Vamos tentar também ter oportunidades de golo e não vamos, por iniciativa própria, colocar a equipa atrás. Se formos fortes no processo defensivo, vamos discutir o jogo o melhor que conseguirmos."

Jorge Jesus: "É um dos dérbis de Lisboa. Não será no Restelo, será no Jamor, mas, para mim, é um clube com muita história. Faz-me lembrar os últimos anos como treinador e jogador desse clube. Vai ser um jogo difícil. O Belenenses tem uma equipa muito competitiva, não há jogos fáceis no campeonato português. O Benfica quer ganhar, o Belenenses quer não perder. A equipa vem de um jogo de Barcelona, onde fez uma grande exibição em todos os momentos. Estamos muito confiantes para ganharmos amanhã [hoje], com todo o respeito pelo adversário."

O árbitro

Manuel Mota foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro no Estádio da Luz. O juiz da AF Braga vai ter Jorge Fernandes e Nuno Eiras como assistentes e Ricardo Baixinho no papel de quarto árbitro. Vasco Santos estará no VAR, assistido por Nuno Manso.

O Belenenses SAD-Benfica, da 12.ª jornada da I Liga, está marcado para as 20h30 deste sábado e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.