A Belenenses SAD terá escondido salários pagos a funcionários ao fisco e a Segurança Social. De acordo com a edição desta quarta-feira do jornal 'Público', parte dos vencimentos dos funcionários são pagos sem processamentos e recibos.

O jornal, que faz capa com este assunto, adianta que durante anos, a SAD do Belenenses incorreu nesta prática e que só na época 2018/2019 terá pago cerca de um milhão de euros sem os processar e sem emitir os respectivos recibos. Com este expediente, o clube não terá pago, na devida altura os impostos ao Estado. Essa prática pode constituir crime de fraude fiscal.

Rui Pedro Soares, administrador da SAD confirmou esta prática mas sublinha que são "alguns adiantamentos feitos a jogadores. Têm que ver com situações anteriores à nossa gestão e têm que ver com uma interpretação diferente que a administração da SAD tem em relação à opinião dos ROC em relação ao pagamento a jogadores que não são residentes em território nacional", por isso "não há lugar ao pagamento de qualquer imposto relacionado com estes vencimentos".

Esta situação foi denunciada pelos auditores no documento de certificação legal das contas (documento importante para licenciar a inscrição do clube nas competições da Liga), mas acabou por ser ignorada pela Liga Portuguesa de Futebol já que não existem dívidas emitidas pela Autoridade Tributária e a Segurança Social. Os dois organismos do Estado não tem conhecimento dos valores pagos já que os mesmos não foram comunicados pela SAD do Belenenses.

Entretanto o Belenenses SAD mudou de auditor para um que foi mais brando no seu relatório.

A SAD do Belenenses é liderada por Rui Pedro Soares desde 2012, através da sociedade Codecity Players Investment, S.A., da qual é Presidente do Conselho de Administração. A SAD e o clube separaram-se em 2018, devido a desentendimento. Neste momento há dois Belenenses em Portugal.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.