O dérbi entre Benfica e Sporting teve mais de 100 minutos, dois golos, uma exibição quase perfeita de Salin, e uma estreia para mais tarde recordar de João Félix. Nani ainda silenciou a Luz com um golo de penálti, aos 64 minutos, mas o jovem da formação das 'águias' - lançado aos 71 minutos - acabaria por restabelecer a igualdade já na reta final da partida.

Mas voltemos ao início. Do lado do Benfica, Rafa foi o escolhido para render Salvio no lado direito do ataque. De resto, Rui Vitória repetia a equipa que defrontou o PAOK na última terça-feira. Quanto ao Sporting, André Pinto rendia o lesionado Mathieu e Raphinha entrava para o lugar de Misic. José Peseiro optava assim por colocar Acuña no meio-campo, juntamente com Bruno Fernandes e Battaglia.

O primeiro sinal de perigo foi dado pela equipa da casa, logo ao minuto 6: livre batido por Pizzi, com Rúben Dias a subir mais alto e a cabecear para defesa de Sallin. O Benfica assumia as despesas da partida, enquanto o Sporting procurava pressionar a construção do adversário, respondendo com transições perigosas.

Aos 10’ Marcos Acuña conseguiu libertar-se de Fejsa, mas o remate saiu ao lado do poste esquerdo da baliza de Vlachodimos. Minutos depois, duas oportunidades flagrantes para as ‘águias’, que tiveram em Sallin o seu principal opositor: canto batido por Pizzi (20’), com Rúben Dias a aparecer nas costas de Jefferson e a cabecear para defesa difícil de Sallin. Logo a seguir, um remate de Cervi da marca de penálti obrigou o guarda-redes francês a esticar-se e a afastar para canto.

Com o decorrer da primeira parte, o futebol praticando pelas duas equipas tornou-se mais duro – exemplo disso a carga dura de Ristovski sobre Cervi aos 24’, que deixou o argentino a sangrar. Enquanto isso, o Sporting ia tentando incomodar Vlachodimos sempre que possível. Primeiro foi André Pinto a cabecear ao lado, após cruzamento venenoso de Acuña (30’); depois Raphinha a ganhar em velocidade a Grimaldo e a tentar o pontapé em jeito, com o guardião das ‘águias’ a segurar sem dificuldades.

Do outro lado, Gedson ainda tentou a sorte de bicicleta, à entrada da área, mas sem perigo para Salin. A primeira parte terminava tal e qual como tinha começado: sem golos.

O segundo tempo arrancou com um remate de Bruno Fernandes à figura de Vlachodimos. O Benfica respondeu pouco depois através de Cervi (51’): Pizzi descobriu o argentino no lado esquerdo da área, com este a rematar cruzado com muito perigo para a baliza de Salin, que viu a bola passar junto ao poste.

Aos 53’ Pizzi tentou a meia-distância após combinação com Cervi. O remate foi intercetado, numa primeira instância, por um elemento ‘leonino’ e depois travado por uma bela defesa de Salin. O golo teimava em aparecer e Rui Vitória aproveitou para lançar Zivkovic para o lugar de Cervi.

Só que o Sporting continuava a apostar nas transições ofensivas e é num cruzamento de Bruno Fernandes à procura de Montero, que o colombiano é rasteirado na área por Rúben Dias. Luís Godinho assinala grande penalidade a favor do Sporting. Chamado a converter, Nani enganou sem problemas Vlachodimos e colocou os ‘leões’ em vantagem na Luz. Com uma curiosidade: em três jogos para o campeonato, o extremo já marcou tantos golos como na época passada, ao serviço da Lazio.

O Benfica não desanimou e tratou logo de correr atrás do prejuízo. Só que Salin parecia determinado em manter a sua baliza inviolável. Ao minuto 70, na sequência de um remate falhado por Gedson, Zivkovic tentou a finalização, mas o francês estava novamente no caminho da bola. Dois minutos depois, foi a vez de Rafa – belo momento do extremo – ‘esbarrar’ no guardião leonino.

Seferovic e João Félix renderam, respetivamente, Ferreyra e Pizzi, e acabaria por ser o jovem da formação das 'águias', em pleno jogo de estreia na I Liga, a bater Salin: cruzamento de Rafa na direita e o jovem de 18 anos a surgir ao segundo poste e a restabelecer a igualdade na Luz.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.