O Benfica goleou este domingo o SC Braga por 6-2 em jogo a contar para a 14ª jornada do campeonato nacional e ultrapassou o conjunto minhoto na tabela classificativa com uma exibição de luxo no último jogo do ano no Estádio da Luz.

Pizzi abriu o marcador e antes do intervalo Jardel fez o 2-0 na sequência de um pontapé de canto. No segundo tempo, Grimaldo dilatou a vantagem dos encarnados, mas Dyego Sousa ainda reduziu para o SC Braga. Quando se esperava uma reação dos minhotos a pressão 'diabólica' do Benfica acabou por 'quebrar' as linhas adversárias para o melhor resultado da época dos 'encarnados': 6-2.

No regresso ao Estádio da Luz após o triunfo sobre o Montalegre na Taça de Portugal por 1-0, Rui Vitória apostou no mesmo onze titular que tinha vencido o Marítimo no Funchal. O SC Braga apresentou-se na Luz com algumas alterações com destaque para a inclusão de Claudemir no meio campo e Dyego Sousa no ataque.

Depois de um arranque de jogo 'morno' com nota de equilíbrio entre as equipas, o Benfica começou a assumir a iniciativa e a criar os primeiros lances de perigo. Aos 19' minutos, Pizzi fugiu pelo lado esquerdo e após aproveitar uma descompensação defensiva do adversário 'rodou' para dentro e rematou para o 1-0 batendo Tiago Sá com uma bola colocada ao segundo poste.

O SC Braga não acusou o golo sofrido e foi à procura do empate numa série de lances com perigo junto à baliza de Odysseas Vlachodimos, nomeadamente um grande remate de Fransérgio aos 23' minutos que levou a bola à trave da baliza encarnada.

Esta forte reação dos minhotos colocou em sentido a equipa de Rui Vitória, mas num lance de bola parada o Benfica acabou por dilatar a vantagem por intermédio de Jardel. Aos 39' minutos, Zivkovic cobrou um canto para a área do SC Braga onde surgiu de 'rompante' Jardel para fazer o 2-0 de cabeça. O central brasileiro aproveitou uma saída em 'falso' de Tiago Sá junto à sua pequena área para cabecear para o fundo da baliza. Artur Soares Dias ainda esperou pela indicação do VAR, mas acabou por validar o lance.

No segundo tempo, o Benfica entrou com o 'pé no acelerador' e logo aos 48' minutos Grimaldo fez o 3-0 para os 'encarnados'. O lateral esquerdo espanhol aproveitou uma falha defensiva do SC Braga para recuperar uma bola e rematar de pé direito para o fundo da baliza de Tiago Sá.

Num jogo disputado a um ritmo frenético no segundo tempo, o SC Braga reduziu três minutos depois por intermédio de Dyego Sousa. Na sequência de um cruzamento de Sequeira, Dyego Sousa cabeceou nas costas de Rúben Dias e reduziu para os bracarenses.

Quando se esperava uma reação do SC Braga após o golo de Dyego Sousa, o Benfica voltou a dilatar a vantagem aos 54' minutos numa jogada construída por Gedson, a assistir Cervi que no lado esquerdo fez um passe atrasado para o 'coração da área' adversária onde surgiu Jonas para finalizar para o 4-1.

Aos 62' minutos, Rui Vitória tirou Jonas do jogo e lançou Seferovic. O avançado suíço precisou de pouco tempo em campo para fazer estragos e logo na primeira vez que tocou na bola fez uma assistência preciosa para que Zivkovic fugisse pelo lado direito. O extremo sérvio cruzou para trás onde surgiu Cervi para 'fuzilar' Tiago Sá para o 5-1.

Ainda as bancada celebravam o golo do extremo argentino e já André Almeida preparava a sua recandidatura ao 'Prémio Puskas' com um remate impossível de defender. O lateral direito recebeu uma bola e de primeira atirou de pé esquerdo para o ângulo da baliza de Tiago Sá.

Aos 73' minutos, o SC Braga ainda fez o 6-2 com um remate rasteiro de João Novais à entrada da área do Benfica, mas a vitória do conjunto 'encarnado' já não seria colocado em causa.

Com este resultado, o Benfica ultrapassou o SC Braga na tabela classificativa com 32 pontos e colocou pressão no Sporting que joga este sábado em Guimarães com a possibilidade consolidar o segundo lugar.