O Benfica começou a perder mas terminou a golear o Portimonense no Algarve por 5-1, na 28.ª jornada da I Liga. Os Guerreiros do Sul marcaram primeiro pelo goleador Beto mas, ainda no primeiro tempo, Pizzi empatou. No segundo tempo só deu Benfica que marcou por Seferovic (2), Darwin e Everton, confirmando assim a goleada.
Depois da derrota caseira na última ronda, o Benfica recupera o 3.º posto, com 60 pontos, mais dois que o SC Braga. Os Encarnados estão a 10 pontos do líder Sporting, que empatou na receção ao Belenenses SAD.
As melhores imagens do jogo
A derrota na ronda anterior frente ao Gil Vicente interrompeu uma série de seis triunfos seguidos do Benfica. Os Encarnados viram mesmo o SC Braga subir ao terceiro posto com a vitória frente ao Boavista, pelo que era importante vencer em Portimão e recuperar o último lugar da Liga que dá acesso à Champions.
Emoções guardadas para o final do 1.º tempo
Jorge Jesus não deu ouvidos às críticas e voltou a apostar num esquema de três centrais, tal como fez contra o Gil Vicente, mas agora com um meio-campo reforçado, entrando Pizzi para a direita e Gabriel para o meio, num ataque que só tinha Seferovic e Rafa. Também Paulo Sérgio fez duas mexidas em relação ao último jogo, lançando Jafar Salmani e Fabrício nos lugares de Ewerton e Anzai. A formação algarvia tentava prolongar a melhor série de resultados nesta temporada, após três vitórias seguidas na I Liga.
O primeiro tempo foi morno, com poucas oportunidades de golo. O Portimonense defendia muito perto da sua área, com quase todos os jogadores atrás da linha da bola, ficando apenas Beto entre os três centrais do Benfica. E eram eles, principalmente Vertonghen, quem saia a construir, sempre pela esquerda, já que os laterais Grimaldo e Diogo Gonçalves abriam na linha, Pizzi e Rafa perto de Seferovic, e Taarabt e Gabriel a tentar entrar no bloco dos algarvios.
A primeira jogada de real perigo apareceu aos 16 minutos. Uma bola longa encontrou Aylton Boa Morte sozinho no lado direito, o extremo dominou na área e tentou servir Beto mas Vertonghen cortou de carrinho. O Benfica respondeu aos 28 minutos, numa bela jogada de envolvimento finalizada por Rafa, para fora.
As emoções do jogo estavam guardadas para os minutos finais do primeiro tempo. O Portimonense foi o primeiro a marcar, aos 43 minutos. Aylton Boa Morte acelerou no meio, passou por Gabriel que não quis fazer falta (já tinha amarelo, o 5.º pelo que falha a receção ao Santa Clara), e assistiu Beto na área. O avançado disparou forte, com a bola a passar junto ao poste que devia estar protegido por Helton Leite. Um remate fortíssimo, para o quarto jogo seguido a marcar, o 11.º golo na I Liga.
A resposta do Benfica apareceu aos 45+2 minutos. Vertonghen, sempre ele na esquerda, lançou longo para Grimaldo, o lateral serviu Pizzi de cabeça. O capitão do Benfica tirou um adversário do caminho e rematou colocado para o seu 4.º golo na Liga, o 14.º esta época.
Benfica dono e senhor do segundo tempo
No segundo tempo, Jorge Jesus trocou o amarelado Gabriel pelo avançado Darwin e o uruguaio quase que marcava no primeiro toque na bola, aos 46 minutos: centro de Pizzi e Darwin a rematar para fora, quando tinha tudo para fazer golo.
Ameaçou aos 46, concretizou aos 50. Taarabt meteu em Darwin, Maurício e Tagaliapietra pareciam ter o lance controlado mas o avançado do Benfica meteu-se entre os dois, ganhou na raça e atirou para o fundo da baliza, fazendo o seu 14.º da época, o 6.º da I Liga. Estava confirmada a reviravolta do Benfica.
Paulo Sérgio, que tinha trocado Fabrício por Lucas Tagliapietra ao intervalo, lançou Lee Seung-Woo, Poha e Luquinhas nos lugares de Dener, Willyan e Salmani, já depois de Seferovic ter feito o 3-1. Mais um golo nascido na direita do Benfica, aos 64 minutos: Diogo Gonçalves subiu no corredor, passou por Aylton Boa Morte e assistiu Seferovic para o 3-1, de pé direito. Um golo à ponta de lança: receção, rotação e remate.
Beto continuava a ser o melhor dos algarvios, com grandes lances. Aos 58 recebeu entre os centrais, ganhou na força a Otamendi e disparou forte, contra o corpo de Vertonghen. Aos 62 recebeu de Willyan entre os três centrais do Benfica e disparou colocado, para uma grande defesa de Helton Leite, para canto. Na sequência do canto, Maurício ganhou de cabeça mas para fora.
Mas a segunda parte era do Benfica, como prova o 4-1, marcado aos 73 minutos, de novo por Seferovic. Desta vez a jogada foi pelo lado esquerdo, Grimaldo centrou ao segundo poste onde apareceu o suíço a encostar para a goleada.
No último dos quatro minuto de desconto, Everton, lançado no segundo tempo, fez o 5-1, após passar pelo guarda-redes.
O Benfica volta ao terceiro posto, com 60 pontos, mais dois que o SC Braga. Os Encarnados recuperam dois pontos ao líder Sporting, que empatou na receção ao Belenenses SAD. Agora são 10 pontos a separar as duas equipas, quando faltam seis jornadas para o fim. Depois da derrota na última ronda, o Benfica volta aos triunfos e logo em grande estilo.
Comentários