O Benfica, líder da Liga de futebol, a par do FC Porto, enfrenta no domingo um exame de “alto risco” em Braga, onde tentará contrariar a tendência dos últimos anos, com três derrotas consecutivas.
Os “encarnados” têm que encarar duas jornadas de “peso” e fundamentais para as contas da liderança: primeiro com a visita a Braga e depois com a receção a um Sporting em “alta” depois de um mau início de Liga.
Em casa dos minhotos, a história recente é desfavorável ao Benfica, com derrotas em 2009/10, época em que até foi campeão, e em 2010/2011, tanto para a Liga, como na Liga Europa, o que lhe valeu a eliminação nas meias-finais da prova europeia.
Os últimos jogos foram de grande tensão. Há dois anos com incidentes no relvado e quando as equipas se encaminhavam para os balneários, levando à suspensão de três jogadores bracarenses, e, no último ano, com queixas à arbitragem de Carlos Xistra, que expulsou Javi Garcia, num lance do qual resultaria um golo do Braga.
O jogo entre Braga e Benfica simboliza também o reencontro de Quim – esteve lesionado na última época – com as “águias”, mas sobretudo de Nuno Gomes, que se transferiu para Braga depois de não ter aceitado ficar na Luz com um papel que não o de futebolista.
A visita à “Pedreira” surge com o Benfica na frente (com os mesmos 23 pontos do FC Porto), o Sporting em terceiro (20 pontos) e o Sporting de Braga em quarto (18 pontos, os mesmos do Marítimo).
O Sporting prepara a receção de domingo à União de Leiria (12.ª classificada) a respirar confiança e ultrapassado que parece estar o mau arranque na Liga (onde sofreu dois empates e uma derrota).
Os “leões” têm um melhor ciclo de vitórias, com seis consecutivas na Liga e dez contando com todas as competições, e sabem que este é o melhor momento para demonstrarem que são candidatos ao título.
A receção à União de Leiria é importante em relação à distância pontual para os da frente e quando já se vislumbra na jornada seguinte o “derby” em casa do seu maior rival e que se disputará depois do “playoff” da seleção para o Euro2012 e da quarta eliminatória da Taça de Portugal.
Já o campeão FC Porto mantém uma relativa constância a nível interno, mas está longe de convencer e teve uma semana amarga na Liga dos Campeões, com uma derrota em Nicósia frente ao APOEL, na quarta jornada da Liga dos Campeões.
Os “dragões”, que têm o melhor ataque do campeonato, visitam no sábado o Olhanense, num jogo em que quererão aproveitar para somar mais três pontos e ganhar uma possível margem em relação ao Benfica, que joga apenas no dia seguinte.
No sábado, o Marítimo (5.º) recebe a Académica (6.ª), num jogo em que os madeirenses têm garantido na mesma o quinto lugar – a diferença pontual para os “estudantes” é de cinco pontos –, mas até podem subir na tabela, em função dos resultados do Braga ou até do Sporting.
Na sexta-feira, a jornada arranca com o Paços de Ferreira (14.º) a receber o Vitória de Guimarães (13.º) e quando ambas as equipas estão muito perto da linha de água: somam sete pontos em 27 possíveis.
Com os mesmos 10 pontos estão o Vitória de Setúbal (9.º) e o Gil Vicente (8.º), que se defrontam domingo no Bonfim e podem provocar mudanças na primeira metade da tabela, onde se situa ainda o Nacional (10.º, os mesmos pontos) e que visita o Rio Ave, último.
O outro jogo opõe no Municipal de Aveiro as duas equipas da Liga com piores séries consecutivas sem vencer, o Beira-Mar (seis jogos) e o Feirense (cinco), com os primeiros situados no 12.º lugar e a formação de Santa Maria da Feira no 15.º, mas com os mesmos sete pontos.
Programa da 10.ª jornada:
Sexta-feira, 4 nov:
Paços de Ferreira – Vitória Guimarães, 20:15 (SportTV1).
Sábado, 5 nov:
Marítimo – Académica, 18:15 (SportTV1).
Olhanense – FC Porto, 20:30 (TVI).
Domingo, 6 nov:
Beira-Mar – Feirense, 16:00.
Rio Ave – Nacional, 16:00.
Vitória Setúbal – Gil Vicente, 16:00.
Sporting Braga – Benfica, 18:00 (SportTV1).
Sporting – União Leiria, 20:15 (SportTV1).
Comentários