O Benfica continua numa situação de falência técnica, apresentando capitais próprios negativos de 97,593 Milhões de Euros (ME), explicou hoje à agência Lusa o economista Hélder Varandas, numa análise ao relatório e contas chumbado pelos sócios do clube.

«Teoricamente, o clube está numa situação de falência técnica, porque os ativos já não dão para pagar os passivos. O clube tem ativos de 15,811 milhões e um passivo de 113,404 milhões», disse.

Este passivo reflete um aumento de 14,092 ME em relação a 2010/2011, quando o valor foi de 99,312 ME.

Hélder Varandas referiu que nos últimos três anos, «o clube tem estado numa situação de falência técnica, apresentando capitais próprios negativos de 87,020 ME em 2009/2010, e de 83,747 ME em 2010/2011».

O economista, que se tem dedicado à análise financeira no futebol, referiu que a participação de 23,6 por cento que o clube tem na SAD está a influenciar negativamente os resultados do Benfica.

«Se a SAD não existisse, o Benfica, por si só, teria um lucro à volta de 500.000 euros», disse, destacando o impacto negativo nas contas dos «resultados negativos da SAD e a criação das provisões para fazer face à diminuição de capitais próprios».

Nas contas apresentadas quinta-feira, o Benfica apresentou um prejuízo de 12,9 ME, quase o dobro dos 6,3 ME do ano anterior, que é justificado no documento pela necessidade de fazer «face aos capitais próprios negativos das empresas participadas».

Além do impacto dos resultados da SAD, Hélder Varandas destacou ainda «peso» negativo nas contas do «empréstimo contraído com a Benfica Estádio, no montante de 5,8 ME».

O relatório e contas do Benfica, que recebeu parecer positivo do Conselho Fiscal, foi quinta-feira chumbado, com 56 por cento de votos contra, na Assembleia-Geral do clube.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.