O Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos sobre Desporto divulgou esta segunda-feira um estudo com as equipas da Europa com melhores dados estatísticos na precisão de passe durante os jogos nos seus respectivos campeonatos, e Portugal conta com três clubes no top-100: Benfica, FC Porto e Rio Ave.

Para além da análise à precisão de passes por jogo das equipas nos seus respectivos campeonatos domésticos, o Observatório de Futebol do (CIES) elaborou ainda a percentagem de passes certeiros e a média do número de passes concretizados por minuto em posse de bola de várias equipas europeias.

Das 100 melhores equipas da Europa, o Benfica foi o clube português com melhores dados estatísticos neste estudo com 480 passes por jogo e uma percentagem de eficácia de 84%.  Em relação ao número de passes por minuto em posse de bola, a equipa de Rui Vitória apresentou um valor de 15,9 de passes.

Já o FC Porto apresentou o segundo melhor registo das equipas portuguesas com 434 passes por jogo e uma percentagem de eficácia de 83,6%, sendo que por minuto em posse de bola, a equipa liderada por Sérgio Conceição apresentou um valor médio de 14,9 passes.

A fechar o top-100 dos clubes europeus com melhor precisão de passe ficou o Rio Ave. O atual quinto classificado do campeonato português apresentou dados muito positivos com 421 passes por jogo e uma percentagem de eficácia de 83,4%. A equipa liderada por Miguel Cardoso apresentou também uma média de 14,4 passes certeiros por minuto em posse de bola.

A liderar o ranking das melhores equipas da Europa ao nível da precisão de passe está o Manchester City de Pep Guardiola. Os atuais líderes docampeonato inglês apresentam 685 de passes por jogo, e uma eficácia de 89,4%, assim como uma média de 17,2 passes por minuto em posse de bola.

Logo a seguir ao City de Guardiola está o Nápoles em segundo lugar com uma média de 18,8 passes concretizados por minuto, em posse de bola, e um total de 665 passes por jogo, assim como uma eficácia de 88,3% ao nível do passe.

O Paris Saint-Germain completa o trio da frente dos 100 clubes com melhor precisão de passe com um 622 passes por jogo na Ligue 1, e uma eficácia de 89,1%. Ao nível de passes concretizados por minuto em posse de bola, a formação comandada por Unay Emery apresenta a média de 16,5.

O Shakhtar Donetsek de Paulo Fonseca surge na sexta posição deste estudo com uma percentagem de eficácia no passe de 88,7% e uma média de 16,4 passes por minuto em posse de bola. Já em relação ao número de passes por jogo, a formação ucraniana liderada pelo técnico português tem feito 597 passes.

Já o Barcelona de Lionel Messi, André Gomes e Nélson Semedo surge em sétimo lugar, atrás do Shakhtar Donetsek, no estudo das melhores equipas europeias ao nível da precisão de passe. Os catalães têm feito 590 passes por jogo, com uma eficácia de 88,6%, e uma média de 16,4 passes por minuto em posse de bola.

O Real Madrid surge atrás dos 'rivais' catalães em 13º lugar do estudo com 539 passes por jogo no campenato espanhol, e uma eficácia de 87,7% ao nível do passe. Os 'merengues' apresentam também uma média de 16,4 passes certeiros por minutos em posse de bola.

O Manchester United de José Mourinho surge neste estudo em 56º lugar com uma média de passes por minuto em posse de bola de 15,0. Os 'red devils' fazem 459 passes por jogo e apresentam uma percentagem de eficácia de 84,5%.

Já o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo surge em 77º lugar com 443 passes por jogo, e uma eficácia de 83,7%. Ao nível dos passes por minuto em posse de bola, a equipa do Championship liderada pelo técnico português faz uma média de 15,6 passes.

Todos os clubes que passaram aos 16 avos de final da Liga dos Campeões estão entre as melhores equipas da Europa ao nível da precisão de passe, sendo que o estudo indica que os emblemas mais prováveis a passar aos oitavos de final são Manchester City, Paris Saint Germain, Bayern Munique, Shaktar Donetsk, Barcelona, Juventus, Liverpool e Manchester United.