O Benfica empatou (1-1) no estádio da Luz frente ao Vizela, em partida a contar para a 26.ª jornada da I Liga, e pode ver o Sporting fugir na luta pelo segundo lugar e ver a diferença para o primeiro lugar ainda mais alargada.

Veja o vídeo

Era a oportunidade para o Benfica tentar aproximar-se do Sporting e colocar pressão sobre o rival na luta pelo segundo lugar. Encarnados procuravam somar a terceira vitória consecutiva, mas o lance acabou por condicionar o que seria o desenrolar do encontro.

À passagem do minuto 7´, Taarabt foi expulso, depois do jogador marroquino ter atingido Kiki Afonso na zona do tornozelo.

Mesmo em inferioridade numérica o Benfica teve na primeira parte oportunidades mais do que suficientes para abrir o marcador na Luz. Ao minuto 28´, Darwin numa excelente jogada conseguiu chegar à área, tentou o cruzamento e por pouco Claudemir não atirou para o fundo da baliza. Ao minuto 34´, Weigl rematou ao lado de primeira. Um minuto volvido e Vlachadimos foi chamado ao jogo tendo que responder a um remate perigoso de Sarmiento.

Ao minuto 42´, o Benfica dispôs da melhor oportunidade de golo da primeira parte. Valentino Lázaro cruzou da direita e Darwin cabeceou à figura de Pedro Silva. Já em cima do intervalo, Morato quase conseguiu desviar para o fundo da baliza depois de um pontapé de canto.

A segunda parte trouxe a emoção dos golos. Os primeiros minutos arrancaram com a mesma toada, com os encarnados sempre mais próximos da baliza do Vizela, mas com a equipa visitante também com um jogo positivo, com a bola controlada, a ligar o seu jogo com bola e a causar dificuldades aos encarnados. Aos 49´, depois de uma grande jogada, Rafa deixou para o remate de Darwin, mas segurou Pedro Silva. Num lance seguinte, o Vizela voltou a colocar o guardião do Benfica à prova, depois de um tiro de Nuno Moreira.

Até que o golo acabou por surgiu ao minuto 65´, por intermédio do Vizela. Grande lance da equipa bracarense, com Koufi a cruzar para o remate vitorioso de Cassiano.

À passagem do minuto 73´, o Benfica esteve perto de emparte. Meite atirou ao ferro, depois de um corte defeituoso da defensiva do Vizela. No mesmo lance, os encarnados protestaram um hipotético braço na área, mas o árbitro mandou jogar.

Ao minuto 75´, momento emotivo para jovem Henrique Araújo. Entrou e estreou-se a marcar com a camisola das águias. Gonçalo Ramos atirou forte, Pedro Silva defendeu para a frente e na recarga Henrique Araújo empatou a partida.

A partir daí acabou por ser um festival de desperdício por parte da equipa encarnada. Ao minuto 80´, só um corte milagroso de Kiki Fonseca evitou o pior, quando a bola se encaminhava para a baliza, depois de um jogada de antologia de Rafa.

Já em período de compensação, mais duas grandes chances golo para o Benfica. Ao minuto 90´, Henrique Araújo abriu o livro, passou por dois adversários, atirou à baliza mas o guardião do Vizela voltou a evitar o golo. Já no último segundo da partida, aos 90+11, Darwin numa excelente jogada, passou por um adversário, mas não conseguiu bater o guardião vizelense.

Feitas as contas, os encarnados somaram oito remates enquadrados. Pedro Silva foi protagonista maior na baliza do Vizela, mas os encarnados construíram lances ofensivos suficientes para somaram os três pontos.