David Tavares, do Benfica, é um dos jogadores a acusar positivo nos testes para COVID-19 neste regresso aos treinos. O clube da Luz divulgou, de imediato, o caso e esta segunda-feira explicou as razões por ter revelado a identidade do jogador infetado com o novo coronavírus.
"O Benfica tomou, em nome da transparência, a decisão de divulgar o nome do jogador, que, obviamente, deu o seu imediato consentimento para que assim se procedesse. O Benfica tornou pública a situação no mesmo dia em que teve conhecimento do caso, fazendo-o poucos minutos após ter ficado a conhecer o resultado da contra-análise. Este sinal de transparência vai ao encontro daquilo que o Benfica pediu desde a primeira hora: centralização dos testes e a necessidade de uma periodicidade apertada", justifica o clube, na sua newsletter desta segunda-feira.
Depois do fim do isolamento e com o regresso aos treinos, os 'encarnados' salientam que "já se esperava que pudessem ser detetados casos positivos", dado o "elevado número de testes efetuados e conhecendo-se as características deste vírus, nomeadamente no que diz respeito à sua propagação, bem como a dimensão da pandemia".
"Esta tem sido uma constante desde o início da pandemia: quanto mais se testa, mais casos se encontram", explica o clube da Luz, sublinhando que se David Tavares "não fosse jogador profissional de futebol, e dada a ausência de quaisquer sintomas, seria, muito provavelmente, mais um dos muitos casos que se julgam existir e por detetar".
O Benfica garante que irá manter "o rigoroso plano de contingência que está a ser seguido desde o dia em que os seus profissionais voltaram à atividade, estando previstos novos testes já nos próximos dias". "Refira-se que se tratará do quarto momento de testagem desde o regresso à atividade", aponta o clube.
Sobre o jogador David Tavares, o Benfica explica que "encontra-se bem assintomático, e a cumprir isolamento nas condições contempladas no plano de contingência predefinido, seguindo as normas da DGS e contando com o total apoio do clube".
Comentários