O Benfica somou esta segunda-feira a segunda derrota consecutiva. Antes do ‘desaire’ com o Vitória de Setúbal, no Bonfim, já o Moreirense tinha surpreendido na semana passada, ao bater a equipa de Rui Vitória por 3-1, resultou que ditou o afastamento dos ‘encarnados’ da Taça da Liga.

Não é preciso recuar muito no tempo para encontrar um cenário semelhante. No início do passado mês de dezembro, o Benfica surpreendeu ao sofrer duas derrotas consecutivas, primeiro com o Marítimo, nos Barreiros, e logo de seguida com o Nápoles, na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, ambos por 2-1.

Antes disso, só em outubro de 2015 é que ‘águias’ tinham saído derrotadas de dois encontros seguidos. Na altura, também sob o comando de Rui Vitória, os encarnados perderam na Turquia com o Galatasaray por 2-1, sendo depois batidas na Luz pelo Sporting, por 3-0.

Curiosamente, foram os ‘leões’ os adversários que se seguiram logo após as duas derrotas do Benfica em dezembro. Na altura, pensava-se que a equipa de Rui Vitória iria ceder à pressão dos últimos resultados e quebrar, mas a verdade é que os ‘encarnados’, com o apoio dos seus adeptos na Luz, não se deixaram afetar e conseguiram mesmo a vitória, por 2-1.

No lançamento desse mesmo encontro, o treinador ribatejano já havia afirmado: "Não vamos olhar para o passado. Estas coisas das estatísticas no futebol valem o que valem".

Agora, o teste de fogo será diante do Nacional, na próxima segunda-feira, também no Estádio da Luz. Resta saber se, tal como diz o ditado, não haverá duas sem três.