O Benfica está à 21ª jornada em segundo lugar do campeonato com os mesmos pontos que o Sporting, e Jonas tem sido uma das figuras principais dos atuais tetracampeões na corrida ao título, tendo contribuido com golos na recuperação de cinco jogos em que os 'encarnados' estavam a perder.

Melhor marcador do campeonato com um total de 25 golos, o número 10 da Luz impediu que o Benfica somasse a primeira derrota da época na prova logo à 4ª jornada na deslocação a Vila do Conde. O Rio Ave abriu o marcador com um autogolo de Lisandro López e colocou-se em vantagem, mas uma grande penalidade de Jonas garantiu um ponto num reduto sempre complicado para a formação da Luz.

Na jornada seguinte (5ª), o Portimonense 'gelou' as bancadas da Luz com um golo de Fabrício aos 56' minutos, mas um golo de Jonas aos 60' empatou o jogo e relançou os 'encarnados' para a reviravolta no marcador consumada por André Almeida aos 78' minutos.

À 16ª jornada, o Sporting abriu o marcador no Estádio da Luz por intermédio de Gelson Martins e esteve a vencer praticamente até ao final do 'dérbi' lisboeta. No entanto, uma grande penalidade convertida por Jonas nos instantes finais salvaram mais um ponto para a equipa de Rui Vitória quando a derrota parecia iminente.

Já à 20ª jornada, o Benfica esteve muito perto de perder os três pontos diante do Belenenses, mas um golo de Jonas já para além dos 90 minutos evitou aquela que seria a segunda derrota no campeonato (primeira e única até ao momento foi no Bessa com o Boavista).

No passado sábado, o Rio Ave voltou a abrir o marcador diante do Benfica, por intermédio de Guedes, mas uma reação dos 'encarnados' na etapa complementar acabou em goleada, com Jonas a fazer o 3-1.

Ou seja, os encarnados conseguiram evitar derrotas em cinco encontros que entraram a perder, e em todos esses jogos Jonas marcou um golo.

No entanto, é importante referir que o Benfica também já passou pela experiência inversa esta época, nomeadamente no Estádio do Bessa onde Jonas abriu o marcador aos 7' minutos, mas os golos de Renato Santos e Fábio Espinho fizeram a reviravolta na primeira derrota dos tetracampeões esta época. Já frente ao Marítimo, no Funchal, o Benfica também começou por vencer o jogo com um golo de Jonas, mas Ricardo Valente acabou por fixar o resultado final em 1-1 aos 66' minutos.