A Olivedesportos pretende renovar contrato com o SL Benfica para assegurar os direitos de transmissão dos jogos da Liga portuguesa. O actual contrato termina no final da época 2012/2013 e a empresa de Joaquim Oliveira está perto de garantir a prorrogação do contrato com o SL Benfica.

De acordo com o diário i, na sua edição de terça-feira, a base para o acordo estará no meio-termo entre os 25 milhões de euros anuais exigidos pelo SL Benfica para renovar contrato e os 9 milhões de euros por época que a SportTV paga actualmente aos encarnados. O diário i garante que Benfica e Olivedesportos estão a negociar e que o clube da Luz dá preferência à empresa de Joaquim Oliveira num negócio que pode render entre 15 milhões e 25 milhões ao clube da Luz.

Luís Filipe Vieira ameaçou no final de Março que o SL Benfica iria procurar um novo parceiro no sector audiovisual caso a SportTV não aumentasse os valores pagos anualmente ao clube. O contrato ainda em vigor garante ao clube da Luz cerca de 9 milhões de euros por época, pela transmissão dos jogos no seu estádio, valor esse, considerado inadmissível pela direcção que encarnada que exige mais de 20 milhões de euros por época.

O i cita uma fonte interna do clube, que garante que o SL Benfica vai dar preferência à Olivedesportos, “ sempre dissemos que daríamos preferência ao nosso parceiro dos últimos anos, mas não podemos comentar o ponto actual das conversações”, revelou fonte próxima da direcção encarnada acrescentando, no entanto, que os valores exigidos se vão manter, “ o Benfica mantém tudo o que disse em relação aos valores desejados”.

A pressão sobre Joaquim Oliveira foi reforçada pelos vários cenários equacionados pela direcção do Benfica para encontrar uma alternativa à Olivedesportos. Uma das hipóteses equacionadas seria a emissão dos jogos no canal Benfica TV, com o apoio da Portugal Telecom através da plataforma Meo, concorrente da Zon e que tem o exclusivo para a distribuição do canal oficial do SL Benfica.

O canal SportTV, detido 50% pela Olivedesportos e 50% pela Zon, é um canal pago subscrito por mais de 600 mil assinantes. O SL Benfica argumenta que a SportTV gera uma receita anual superior a 140 milhões de euros, sendo que o seu principal trunfo para garantir a adesão dos subscritores é a emissão dos jogos da I Liga. O gasto anual da estação na compra dos direitos de emissão de todos os clubes portugueses não ultrapassa os 42 milhões de euros anuais.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.