O Benfica está a realizar uma das piores retas finais de campeonato dos últimos anos somando apenas quatro pontos nos últimos cinco jogos quando falta apenas uma jornada para o final da temporada.

Apesar de ainda faltar um jogo para o final do campeonato, a última vez que os 'encarnados' tinham apresentado um registo de pontos desperdiçados tão grande foi na recta final na época 2007/2008 com três treinadores: Fernando Santos, Camacho e Chalana.

Depois de assumir a liderança do campeonato à 28ª jornada, beneficiando da derrota do FC Porto no Restelo, o Benfica não conseguiu manter o primeiro lugar no 'clássico' da Luz da 30ª jornada e entrou num ciclo negativo de resultados.

O golo de Herrera em pleno Estádio da Luz perto do final do jogo da 30ª jornada permitiu ao FC Porto isolar-se na liderança do campeonato e deixou a equipa de Rui Vitória abalada. Na jornada seguinte, os 'encarnados' ainda conseguiram vencer frente ao Estoril por 2-1, mas na receção ao Tondela voltariam a perder em casa por 3-2 e desta forma complicar as contas na luta pelo segundo lugar na véspera do 'dérbi' em Alvalade.

Com o empate a 0-0 com o Sporting na última jornada, o Benfica igualou o registo negativo da temporada de 2007/2008 com o desperdício de oito pontos, sendo que a época 2000/2001 ainda tem o pior registo dos 'encarnados' com 13 pontos perdidos nos últimos cinco jogos.

Recorde-se que na temporada 2000/2001, o Benfica atravessou uma crise diretiva com eleições presidenciais e três treinadores no comando técnico: Jupp Heynckes, José Mourinho e Toni.

O Benfica recebe na última jornada o Moreirense num jogo que poderá garantir aos 'encarnados' o segundo lugar do campeonato caso o Sporting não vença na Madeira, mas já não escapa ao pior registo de resultados na recta final do campeonato desde 2008 com o desperdício de 8 pontos em cinco jogos.

Outro dado relevante vai para o facto de que neste século, o Benfica só ter conseguido vencer os últimos cinco jogos do campeonato numa ocasião, na época 2015/2016 com Rui Vitória no comando técnico.