O Benfica poderá lançar um concurso público internacional para vender os direitos televisivos dos seus jogos no campeonato, findo o contrato com a Olivedesportos, de Joaquim Oliveira, em 2012. Luís Filipe Vieira fez saber, na entrevista concedida à SIC, que as negociações iriam ser iniciadas esta semana e que respeitará o direito de preferência da Olivedesportos. Mas tudo será uma questão de valores.

Actualmente, o Benfica recebe, de direitos de transmissão, oito milhões de euros/ano, quando, acreditam, os valores rondam na realidade 20 milhões de euros, mais do dobro. E os valores da negociação com a empresa que gere a SportTV não podem ser inferiores a este valor.

"A direcção sabe que Joaquim Oliveira tem direito de preferência no próximo contrato, mas o Benfica parte para esta renegociação com um número em mente e se esse número não for acompanhado a venda dos direitos de TV será feita em concurso internacional", pormenorizou uma fonte do clube ao jornal i, garantindo que o dossier será resolvido "o mais cedo possível".

Sem adiantar números, a mesma fonte garantiu apenas que os valores que o Benfica pretende têm por base "valores fundamentados, como a marca Benfica e os elevados níveis de audiências televisivas" que os jogos do clube geram. Fora de causa, disse, está a existência de conversações preliminares com outros operadores, nomeadamente a PT, parceira do clube no canal Benfica TV.

Se não houver concurso público internacional, os direitos de transmissão podem ficar em Portugal, na Benfica TV, que é exclusivo da Meo PT. E aqui abre-se uma nova guerra, entre a Zon, detentora de 50 por cento da SportTV, e a PT, criadora do Meo, que transmite em exclusivo o canal Benfica TV.

"Não houve conversas prévias, porque a Olivedesportos tem direito de preferência. Se depois a PT estiver interessada em participar nesse concurso internacional, poderá fazê-lo. O Benfica não descarta nenhum cenário", disse a mesma fonte.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.