A luta pelo título promete ‘aquecer’ no início de 2024, com os três ‘grandes’ e também Sporting de Braga a poderem todos sonhar, num ano em que Portugal aparece como candidato claro à conquista do Euro2024 de futebol.

Benfica, Sporting, FC Porto e Sporting de Braga, que há muitos anos anseia pelo seu primeiro campeonato, vão iniciar o novo ano com reais possibilidades de terminarem a I Liga no primeiro lugar, depois de todos terem efetuado uma primeira parte da temporada algo irregular.

Bem diferente entra Portugal no novo ano, com um registo totalmente vitorioso sob Roberto Martínez, que terminou a fase de qualificação para o Campeonato da Europa, a disputar no verão na Alemanha, como a melhor seleção em todo o apuramento (10 vitórias em 10 jogos), números que colocam a equipa das ‘quinas’ como uma das claras favoritas a levantar o troféu.

O arranque da 2024 tem tudo para apresentar uma das edições mais disputadas da I Liga, com o Benfica, atual campeão, mesmo longe do demonstrado em 2022/23, a ter possibilidades reais do ‘bi’, embora Sporting e FC Porto sejam igualmente verdadeiros candidatos.

O Sporting de Braga aparece também nesse grupo e terá, de certeza, uma palavra a dizer na ‘maratona’ que ficará finalizada em maio.

A participação nas provas europeias poderá ter um peso nessa ‘luta’, sobretudo devido ao acumular de jogos, algo que poderá ser determinante na fase decisiva.

O Sporting já sabe que irá estar, pelo menos, no ‘play-off’ de acesso à Liga Europa, em que encontrará o Young Boyz, um equipa relegada da ‘Champions’, enquanto o Benfica, relegado também da Champions, tem tudo para seguir em frente diante do Toulouse, também na mesma fase da Liga Europa.

O FC Porto tem a continuidade assegurada na Liga dos Campeões, onde vai medir forças com o Arsenal, nos oitavos de final da prova. O Sporting de Braga que, tal como o Benfica, caiu da Champions para a Liga Europa, tentará um lugar nos oitavos de final da segunda prova mais importante da UEFA diante dos azeris do Qarabab. Portugal vai assim atacar as fases a eliminar da Liga Europa com três equipas.

Sem uma equipa que esteja verdadeiramente em ‘cima’, como esteve, por exemplo, o Benfica no final de 2022, o campeonato promete emoção e incerteza, um cenário bem diferente que é esperado para a seleção portuguesa.

Uma fase de apuramento ‘perfeita’ elevou e muito as expectativas para Portugal no Euro2024, alimentando que a conquista histórica de 2016, em França, poderá ter uma reedição em solo germânico

Além de totalmente vitoriosa, a seleção lusa vai chegar à Alemanha com aquela que será a sua melhor geração de sempre e que continua a ser liderada por Cristiano Ronaldo, que festeja os 39 anos de idade em fevereiro.

Ronaldo deve viver a sua última fase final de uma grande competição, sabendo que Portugal tem tudo para chegar à fase a eliminar, num sorteio que deixou Turquia, República Checa e uma equipa do ‘play-off’ [a ‘besta negra’ Grécia é a principal favorita] como primeiro obstáculos no trajeto luso até ao ambicionado titulo.

Com o terceiro lugar a poder assegurar a continuidade no Euro2024, tal como aconteceu no caminho luso em 2016 em França, Portugal promete ir ‘luta’ pelo troféu, embora Roberto Martínez tenha falhado esse objetivo nos seis anos que esteve na Bélgica, na altura a nação que liderava o 'ranking' da FIFA.