Esta noite dá-se o pontapé de saída da 23.ª jornada do campeonato português. Antes do apito inicial entre o União da Madeira e o Estoril, o SAPO Desporto recorda algumas estatísticas até à data.
O Benfica, que ocupa o segundo lugar na tabela atrás do Sporting, conta com o melhor ataque do campeonato, com 60 golos marcados, com Jonas a registar a melhor marca (23 golos) entre os jogadores que atuam na I Liga.
O ataque mais fraco do nosso campeonato pertence ao União da Madeira, que subiu esta temporada ao escalão principal do futebol português, contando apenas com 15 golos em 22 jornadas.
Mas se o Benfica tem o melhor ataque, o líder Sporting tem a melhor defesa, com 14 golos sofridos. Já a pior defesa vai para o Belenenses, com uns surpreendentes 48 golos sofridos.
O Benfica conta ainda com mais três registos de assinalar, tendo o maior número (9) de goleadas, mais vitórias (17), menos empates (1) e maior número (14) de encontros consecutivos sem perder.
O Tondela, a outra equipa que subiu à I Liga esta época, é a que tem menos triunfos (2) e regista 16 derrotas. Nota ainda para o Marítimo, que é a equipa com mais cartões: 77 amarelos e sete vermelhos.
Além de melhor marcador, Jonas conta ainda com mais três recordes no campeonato. O brasileiro participou 32 vezes nos golos do Benfica, bisou oito ocasiões e tem ainda cinco penaltis convertidos com sucesso.
O avançado grego Kostas Mitroglou é o único jogador do campeonato a fazer um hat-trick.
Curiosamente, o defesa Miguel Layún, do FC Porto, é o jogador com mais assistências para golo no campeonato. O lateral mexicano deu a marcar por 14 vezes. Slimani, do Sporting, é o jogador mais valioso do plantel leonino, uma vez que o avançado argelino apontou três tentos que valeram a conquista de três pontos para os Leões. Ainda em Alvalade, Fredy Montero foi o jogador que mais marcou (3) na categoria de suplente utilizado.
Iker Casillas é o jogador com mais minutos do campeonato. O guarda-redes internacional espanhol já soma 1980 minutos com as luvas do FC Porto.
Comentários