
O Benfica venceu o Farense por 3-2 na 27.ª jornada da Primeira Liga e conseguiu o objetivo de igualar o Sporting no topo da tabela classificativa. O resultado foi favorável à equipa da Luz, mas não ganhou para o susto com a boa e destemida exibição que o Farense teve durante a partida. Os leões de Faro reduziram por duas vezes com golos de Tomás Ribeiro e Rony Lopes, mas não conseguiram equilibrar as contas. Contudo, os algarvios regressam a casa com uma boa demonstração de como a penúltima classificada na liga portuguesa pode debater-se, sem se esconder ao jogo, contra um dos 'grandes'.
Com este resultado, o Benfica cola-se ao Sporting com 65 pontos na I Liga, enquanto o Farense permanece no penúltimo lugar com apenas 17 pontos somados. Os pupilos de Bruno Lage não fizeram a exibição mais satisfatória, mas conseguiram cumprir com o objetivo e vão até ao Dragão com a confiança de terem chegado à liderança.
Início fulgurante, domínio encarnado e esperança algarvia
O árbitro apitou para o início da partida e o Benfica rapidamente quis deixar uma mensagem: avançar em direção ao golo. Em cinco minutos aconteceram três lances de perigo e à quarta foi de vez.
Na sequência de um contra-ataque perfeito, Kokçu encontra Pavlidis, mas a bola sobra para Di María no lado direito. O argentino esperou pela desmarcação na ala de Aursnes que cruzou para o segundo poste, onde estava Akturkoglu para fazer o golo.
Após o 1-0, os encarnados sentiram a necessidade de reduzir uma mudança e abrandar a velocidade do jogo, ainda que o domínio se tenha mantido.
Trubin foi chamado a jogo aos 16 minutos para encaixar o primeiro remate do Farense pelos pés de Rony Lopes. Passados cinco minutos, o guardião das águias voltou a mostrar atenção ao defender para canto um cruzamento traiçoeiro de Poloni.
Antes disso, Pavlidis tinha ficado na cara de Ricardo Velho, mas deu um toque a mais na bola e o lance perdeu-se. Contudo, aos 23 minutos, o grego não viria a perdoar mais nenhum golo e colocou a bola no fundo das redes para o 2-0. Foi Trubin quem lançou a equipa no ataque com o esférico a encontrar Akturkoglu no lado esquerdo. O turco cruzou para Pavlidis que, à ponta de lança, ajeitou sem hipótese de defesa.
Os encarnados continuavam dominadores, mas não se preocuparam em manter o ritmo ofensivo à procura de golos, o que permitiu que os algarvios crescessem. A equipa visitante não se escondeu ao jogo e procurou insistir com dois lances de Menino, um na cara de Trubin e outro com um tiro de fora da área. No entanto, aos 43 minutos, recebeu a compensação pelo esforço.
Depois de um canto de Rony Lopes que deu origem a um cabeceamento à trave de Cláudio Falcão, Tomás Ribeiro estava lá para aproveitar a confusão na área e reduzir para o Farense.
Farense não se escondeu, mas não chegou
Para o segundo tempo, Renato Sanches deu lugar a Leandro Barreiro, com a possibilidade de existirem algumas queixas físicas do médio.
Para os derradeiros 45 minutos, o Benfica voltou a entrar forte, mas apresentou algumas dificuldades em construir, por mérito do Farense. Os algarvios mostraram vontade de fazer melhor e começaram a ganhar um novo ímpeto. Contudo, foi nesse momento que as águias voltaram a alargar a vantagem.
Num movimento de ataque rápido, Aursnes aproveitou o espaço deixado na defesa algarvia e passou para Pavlidis. O grego ofereceu para Akturkoglu bisar na partida, ele que chegou a estar perto do hat-trick.
Os leões de Faro estavam, evidentemente, mais subidos no terreno e voltaram a aproveitar momentos de maior descanso benfiquista. Ainda não tinham passado dez minutos após o 3-1 e já estava a turma de Tozé Marreco a ganhar um novo alento.
Depois de uma bela jogada algarvia, Rony Lopes encontrou Poloni na esquerda que devolveu para o avançado colocar a bola no fundo das redes.
Di María ainda ameaçou com um livre e Tomané com um cabeceamento, mas o resultado não se alterou até ao apito final. O Farense tentou, de todas as formas e feitios, chegar ao golo, ao passo que as águias só queriam que o jogo terminasse para cumprirem com o objetivo.
Assim, o Benfica iguala o Sporting no topo da tabela da liga com 65 pontos somados, enquanto o Farense se mantém no penúltimo lugar com 17 pontos.
Comentários