O Ajax anunciou hoje a transferência do futebolista Steven Bergwijn para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, por 21 milhões de euros, a qual fez abortar a saída de Wenderson Galeno do FC Porto para o clube saudita.
O internacional neerlandês, de 26 anos, que deixa o clube de Amesterdão, onde realizou 80 jogos e marcou 29 golos e fez 12 assistências, destacou-se na formação do PSV Eindhoven, de onde se transferiu, em 2019, para jogar na Premier League ao serviço do Tottenham, sob o comando técnico de José Mourinho.
Acompanhe as últimas movimentações do mercado de verão em Portugal, AO MINUTO
De referir, que o Al-Ittihad já tinha chegado a acordo com o FC Porto para a transferência do extremo Wenderson Galeno, por 50 milhões de euros, e que o jogador aguardava apenas pela ‘luz verde’ para efetuar os exames médicos na cidade do Porto e embarcar num jato disponibilizado pelo clube saudita rumo à Arábia Saudita.
No entanto, o Al-Ittihad não chegou a consumar o acordo, optando à última hora por avançar para a contratação de Bergwijn, por menos de metade do valor (21 milhões de euros) que iria pagar por Galeno.
Quem ficou desagradado com a situação foi o FC Porto que deu conta, através de um comunicado, do seu “profundo desagrado pela forma como o processo foi conduzido e abortado após se ter chegado a um acordo total entre os clubes e o atleta”.
De acordo com a imprensa, Galeno era desejado pelo soberano Fundo de Investimento Público (PIF), que assumiu o controlo maioritário do Al-Ittihad no verão de 2023 e propunha um salário anual de 6,5 ME limpos ao jogador, mas o clube de Jeddah optou pela contratação do internacional neerlandês Steven Bergwijn ao Ajax.
"O FC Porto congratula-se por poder contar com o jogador Galeno nos seus quadros e reforça a confiança nas capacidades e na motivação do profissional para continuar o magnífico desempenho que tem vindo a exibir", pontuou a administração liderada por André Villas-Boas, numa altura em que o brasileiro soma cinco titularidades em outros tantos encontros em 2024/25, quatro dos quais iniciados na posição de lateral esquerdo.
Ao contrário do internacional português Danilo Pereira, que até chegou a ser apontado a um eventual regresso ao FC Porto no defeso, mas trocou o tricampeão francês Paris Saint-Germain pelo Al-Ittihad por cinco ME, Galeno falhou a mudança para o Médio Oriente e continuará vinculado aos 'dragões' por mais quatro épocas, até junho de 2028.
Comentários