Aos 24 anos, Bernardo Silva está na segunda temporada ao serviço do Manchester City, depois de ter passado pelo Mónaco e pelo Benfica. Em entrevista ao jornal britânico 'I', o jogador dos 'citizens' recordou os tempos que passou nos 'encarnados' e admitiu que teve momentos "difíceis".

"Aos 16 e 17 anos, nem sequer jogava pelas equipas jovens. Mal joguei no 'onze' titular pelos sub-19. Penso que,  em alguns sentidos, foi mais fácil, porque nunca tinha jogado. Mas claro que todos querem jogar na equipa principal", disse Bernardo Silva, acrescentando que "a academia, as condições, os treinadores… não eram, nem de perto, tão bons como são agora".

"O presidente fez um trabalho fantástico, porque, agora, o Benfica tem a melhor academia de Portugal, e, durante o tempo em que lá estive, dos sete aos 19 anos, houve um grande desenvolvimento em toda a academia. Mas houve coisas que funcionaram de maneira diferente daquela que deviam. Ainda assim, se sou o jogador que sou hoje, é graças à experiência que tive no Benfica", garantiu.

Bernardo Silva falou ainda de importância de Fernando Chalana na sua carreira. "Foram as palavras dele que me fizeram continuar, em parte porque foi numa altura em que não jogava muito. Foi uma das pessoas que mais me ajudou. Ouvir isso e receber tanto apoio de uma das maiores lendas de sempre do Benfica e de Portugal ajudou-me muito. Estou-lhe muito grato".