O SC Braga viu novamente adiado o sonho do título, após a derrota em casa do Benfica no último sábado, na 31.ª ronda. Os minhotos tinham na Luz um desafio importante na luta pelo título da I Liga, mas a derrota deixou-os praticamente fora desse objetivo.

Claro que matematicamente ainda é possível, mas a equipa de Artur Jorge teria de vencer todos os jogos que tem pela frente e esperar que o Benfica perdesse os três que tem para disputar e que o FC Porto só ganhasse apenas um dos quatro que ainda vai jogar.

Com a derrota na Luz, o Braga completou o ciclo de jogos com os grandes. Numa época em que não perdeu qualquer encontro caseiro frente aos crónicos candidatos ao título, os arsenalistas claudicaram nos jogos fora diante desses mesmos adversários, ao somar por derrotas todos os jogos disputados. A equipa de Artur Jorge foi mesmo goleada no Dragão (4-1) e em Alvalade (5-0).

Na Pedreira, empatou 3-3 com o Sporting e 0-0 com o FC Porto e venceu o Benfica por 3-0.

Numa época em que o sonho do título voltou a estar bem presente, a postura do Braga nos jogos com os grandes fora de portas deixou muito a desejar.

Diante do Benfica no último sábado, os arsenalistas não fizeram qualquer remate enquadrado com a baliza de Vlachodimos. Já frente ao FC Porto no Dragão a equipa só tinha acertado duas vezes no alvo e marcado um golo. Em Alvalade, o Braga sofreu cinco golos mas, mesmo assim, disparou três tiros em direção à baliza de Adán.

A postura dos minhotos diante de Benfica, FC Porto e Sporting vem também na sequência dos altos e baixos dos minhotos esta época. A equipa de Artur Jorge agigantou-se perante os ditos pequenos na altura de atirar a baliza como foi notório nos remates enquadrados diante de Santa Clara (13 fora de casa), Portimonense (11 fora e dez em casa), Arouca (11 fora), Rio Ave (11 em casa), Vizela (dez em casa), Famalicão (dez fora), Marítimo (dez em casa) e Paços de Ferreira (dez fora), de acordo com um levantamento feito pelo jornal OJogo.

Fazendo as contas a um minicampeonato a quatro, o SC Braga irá terminar no último posto com cinco pontos, os mesmos do Sporting que ainda vai defrontar o Benfica. Esta campeonato dos grandes será ganho pelo FC Porto com 13 pontos (duas vitórias com Sporting, vitória e derrota com Benfica e vitória e empate com Braga), seguido do Benfica com sete mas com menos um jogo (vitória e derrota com FC Porto, vitória e derrota com Braga e empate com Sporting).