As acusações do presidente do Sporting ao Benfica em vésperas do dérbi da Liga de futebol lançaram os rivais lisboetas num clima de guerra aberta, que teve a génese na mudança de Jorge Jesus da Luz para Alvalade.

Bruno de Carvalho denunciou, num programa da TVI24, alegados aliciamentos do Benfica a árbitros, estimando que o clube ‘encarnado’ gaste perto de 250.000 euros em jantares e prendas, o que levou a Federação Portuguesa de Futebol a pedir ao Ministério Público a abertura de uma investigação.

A pausa de duas semanas no campeonato para os jogos das seleções nacionais e da Taça de Portugal foi preenchida pelas acusações quase diárias do líder ‘leonino’, mas o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, preferiu “ignorar o ruído” e preparar uma resposta nos tribunais.

Bruno de Carvalho deixou também no ar ideia de que o bicampeão nacional tem algo a ver com a revelação de documentos confidenciais do Sporting no sítio ‘football leaks’, que divulgou o contrato de Jorge Jesus e negociações dos ‘leões’ para contratar Mitroglou ou Cervi.

“Do Benfica pode-se esperar tudo do mais baixo”, disse ainda o presidente do Sporting, em relação ao processo interposto pelo rival ao ex-treinador Jorge Jesus.

O Benfica exige 14 milhões de euros na ação que interpôs contra Jorge Jesus no Tribunal do Barreiro, noticiada pela revista Sábado, com base nos contactos mantidos com um funcionário do Sporting quando o técnico ainda estava ao serviço das ‘águias’ e na apropriação de ‘software’ confidencial do clube.

Já em agosto, o Benfica tinha indicado que iria pedir uma indemnização de 7,5 milhões de euros a Jorge Jesus, por rescisão unilateral e sem justa causa do contrato com o clube ‘encarnado’, justificando também dessa forma o facto de não ter pagado ao treinador o último mês de salário.

A transferência do técnico para o Sporting teria talvez sido suficiente para o Benfica cortar relações com o rival lisboeta, se elas não estivessem já cortadas, desde fevereiro, na sequência de incidentes ocorridos nos jogos entre os dois clubes para os campeonatos de futsal e futebol.

Jorge Jesus foi anunciado como treinador do Sporting a 05 de junho – quando ainda estava sob contrato com o Benfica - e apresentado oficialmente a 01 de julho, revelando poucos dias mais tarde não se ter “sentido desejado” no último dos seis anos que passou no Estádio da Luz.

A Supertaça disputada a 09 de agosto, o primeiro jogo de Jorge Jesus no comando dos ‘leões’ e que o técnico venceu por 1-0, precisamente, frente ao anterior clube, contribuiu para incendiar ainda mais as relações entre os rivais lisboetas.

O treinador que conquistou três títulos nacionais em seis anos de ‘águia ao peito’ disse que, apesar de o Benfica o ter substituído por Rui Vitória, mantinha todas as suas ideias, surgindo depois do jogo uma nova polémica, relacionada com alegadas mensagens de telemóvel enviadas por Jorge Jesus a jogadores benfiquistas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.