O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, anunciou sexta-feira à noite, no jantar "Rugidos de Leão", na Batalha, o acordo com a banca para recuperar "percentagens muito substanciais" dos passes de 34 jogadores.

O Sporting garantiu o necessário para comprar um fundo por 12.650 milhões de euros, que possibilita aos "leões" voltar a deter percentagens de passes que estavam alienados.

"Quando chegámos, o clube detinha percentagens mínimas de jogadores. Neste momento, temos 100 por cento de Cedric, 100 por cento de Carlos Mané, 100 por cento de William Carvalho, 100 por cento de Ricardo Esgaio, 95 por cento de André Martins... São 34 jogadores", disse o líder dos sportinguistas.

Bruno de Carvalho justificou com as negociações com a banca as duas horas de atraso na chegada à cerimónia. "Estivemos a trabalhar. Hoje fechámos o acordo quadro com os bancos, o que significa que estão fechadas as condições para, até ao final do ano, termos a reestruturação e a fusão feitas e termos resolvido a questão do reembolso do empréstimo obrigacionista. E sobretudo alargámos a relação com os bancos e temos a possibilidade já contratualizada de recuperar mais passes de jogadores", precisou.

Perante cerca de 1.200 simpatizantes e sócios do Sporting presentes no jantar, Bruno de Carvalho lançou críticas externas e internas. "Disse desde que tomei posse que o Sporting tinha de fazer um caminho de inversão grande, enfrentar os próprios medos e enfrentar aqueles que não deixam, há décadas, que o Sporting seja o que todos sabemos o que é. Todos os sportinguistas disseram presente" e assim, defende, "passámos a ser temidos. Somos um clube que não se verga e não se rende".

Falando para dentro, Bruno de Carvalho criticou quem "confunde o que é pessoal com o que é o nosso, do Sporting Clube de Portugal". "Nem o presidente é perfeito, nem os órgãos sociais são perfeitos. Neste momento é chique entre algumas elites sportinguistas dizer um bocadinho mal do presidente. Aceito, compreendo, mas não levem é isso para o lado de prejudicar o Sporting Clube de Portugal", pediu.

Além de Bruno de Carvalho, marcaram presença na 34.ª edição dos "Rugidos de Leão" o treinador do Sporting, Marco Silva, e os jogadores Naby Sarr, Miguel Lopes, Tanaka, Slavchev, André Geraldes, Sako e Chaby.

Adrien Silva e William Carvalho, os dois futebolistas galardoados com os troféus "Rugidos de Leão", não compareceram na festa por estarem ao serviço da seleção nacional, que defrontou a Arménia para a fase de apuramento para o Europeu.

Foram também distinguidos Pedro Solha (andebol), Sílvia Saiote (ginástica), Jorge Fonseca (judo), Nuno Dias e Miguel Albuquerque (futsal), Virgílio Abreu (departamento médico), Olinda Ivars (Leões de Portugal) e Francisco M. Figueiredo (sócio).