A autarquia praiense vai avançar com o projeto de requalificação do largo Eusébio na Achada Santo António e sua transformação numa rua pedonal como forma de dignificar, ainda mais, o nome do falecido futebolista, na Cidade da Praia.

Ulisses Correia e Silva, que recebeu «com grande tristeza» a notícia da morte de Eusébio, um amigo de Cabo Verde e da Cidade da Praia, disse que era intenção da edilidade trazer Eusébio para o ato inauguração da rua e que, inclusive, contactos já haviam sido feitos neste sentido.

Eusébio, juntamente com o presidente do Benfica Luís Filipe Vieira participou, em 2009, na Corrida da Liberdade, realizada anualmente pela Câmara Municipal da Praia a 13 de janeiro.

Ulisses Correia e Silva adiantou que a autarquia vai enviar, ainda hoje, uma mensagem de condolências ao presidente do Benfica e às autoridades portuguesas.

Eusébio foi considerado um dos melhores futebolistas de sempre e o melhor do Benfica e de Portugal faleceu na madrugada de hoje aos 71 anos, em Lisboa.

Apelidado de “Pantera Negra”, o antigo jogador já vinha dando sinais de saúde debilitada, tendo estado internado em junho de 2012 no Hospital da Luz, na sequência de um acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu na Polónia.

Eusébio estava em Poznan a acompanhar a seleção portuguesa durante o Campeonato da Europa de futebol, quando se sentiu mal e foi internado num hospital daquela cidade polaca.

Eusébio Ferreira da Silva nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.