Carlos Xavier acredita que o Sporting, que observa à distância de 11 pontos os líderes FC Porto e Benfica, vai encarar o “clássico” da 21.ª jornada da Liga Portuguesa de futebol com o otimismo inerente a uma equipa na senda da vitória.

«[O Sporting vai encarar o clássico] com o otimismo que encarou os últimos dois jogos, em que recuperou cinco pontos para o primeiro classificado», garantiu à agência Lusa Carlos Xavier.

Fiel “sportinguista”, o antigo jogador, que em Portugal nunca representou outro clube que não o “leonino” – só na temporada 1986/87 esteve na Académica por empréstimo -, nem hesita quando questionado sobre qual será o espírito do Sporting no Benfica-FC Porto, agendado para esta sexta-feira.

«Mas antes de olharmos para o Benfica e para o FC Porto temos de olhar para o Marítimo e para o Sporting de Braga, que estão à nossa frente, isto é, o Marítimo igual, o Sporting de Braga à nossa frente», recordou o antigo jogador, que deu os primeiros passos no Sporting na época de 1979/80.

Para Xavier, o que os “leões” têm de fazer é «olhar para cima e ir derrubando um a um até chegar ao topo, se possível», sempre com a consciência que a tarefa é «muito difícil», mas sabendo que no futebol «nada é impossível».

«Sabemos que dez pontos, ou 11, é muito, mas se em dois jogos se recuperou cinco... o Benfica vai ter de jogar com o FC Porto, o FC Porto tem de jogar com o Sporting, o Benfica vai a Alvalade. Há muito jogo pela frente, mas os próximos jogos dirão se o Sporting ainda tem aspirações ao título», considerou.

O antigo capitão “verde e branco” vê o empate como o melhor dos resultados para as ambições do atual quarto classificado do campeonato, com 38 pontos.

«Se empatarem e o Sporting ganhar o próximo jogo ficaríamos a nove do primeiro, o que era ótimo», destacou, indicando que, no entanto, não adianta esperar que os outros percam pontos se a equipa de Alvalade não ganhar os seus jogos.

Com o título aparentemente a ser discutido entre “águias” e “dragões”, com o primeiro “round” marcado para esta sexta-feira, às 20h15, no Estádio da Luz, Carlos Xavier não perde a esperança.

«Sei que, em termos de plantel e em comparação com o FC Porto e o Benfica, não estamos tão fortes. Mas as vitórias são as vitaminas de uma equipa e o Sporting agora já se encontra em melhor posição para poder continuar na senda da vitória», concluiu.