O Sporting chegou, viu e venceu, no sábado, no reduto do Chaves. Os leões conseguiram fechar a última jornada da primeira volta do campeonato em primeiro lugar, com 43 pontos.

Paulinho, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves apontaram os golos da goleada leonina.

Veja as melhores fotografias da partida:

O Jogo:

Não há duas, sem três. Sporting volta a golear, pelo terceiro jogo consecutivo, e acaba a primeira volta na liderança do campeonato.

Numa tarde bastante chuvosa o jogo e o resultado sorriram ao Sporting que foi dono e senhor da partida do início ao fim. Com o Chaves sem conseguir rematar à baliza de Ádan durante todo o encontro.

O Sporting criou a primeira oportunidade da partida após os dez minutos, com Gyokeres a tentar fazer o primeiro, mas Hugo Souza impôs-se entre os postes para uma defesa incompleta, mas voltaria a evitar o golo após a recarga de Esgaio.

Só dava verde e branco no jogo e nem um minuto depois... nova oportunidade. Desta vez foi Sandro Cruz a fazer um corte incompleto que sobrou para o avançado sueco dos leões que remata contra Steven Vitória, que voltou a 'dar o corpo às balas' depois do remate de Trincão.

A chuva não deu tréguas durante todo a partida e o relvado pesado e alagado ia complicando o jogo. Terreno esse que quase traiu o Chaves... após atraso de João Correia que saiu curto, Pote ia isolado mas, Hugo Souza voltou a fazer mais uma grande defesa.

Mas tantas vezes vai o cântaro à fonte... que aos 44 minutos, nem o guardião flaviense salvou a equipa da casa. Vasco Fernandes fez um corte incompleto que Paulinho aproveitou para inaugurar o marcador.

A segunda parte começou como acabou a primeira e a dobrar... Os adeptos voltaram a gritar golo, aos 52 minutos, após um grande golo, de primeira, de Francisco Trincão.

Quatro minutos depois a festa no Estádio Municipal Engenheiro Branco Teixeira continuou a ser verde e branca e, desta vez, foi Pedro Gonçalves o responsável, depois de um remate de fora da área que ainda resvalou no pé do defesa flaviense e enganou Hugo Souza.

Até ao final Viktor Gyokeres ainda tentou chegar ao golo, mas o resultado não voltaria a mexer. O Sporting fechou assim a primeira volta com 'Chaves' de ouro, no primeiro lugar, com 43 pontos. Para o Chaves ainda não foi desta que deixou de ser o 'lanterna-vermelha' do campeonato, com apenas 11 pontos, em 17 jornadas.

Momento-chave:

O golo de Pedro Gonçalves, aos 56 minutos, acabou por fechar o resultado da partida e deixar o Sporting mais confortável no jogo, embora tenha sido dono e senhor durante toda a partida.

O Melhor:

Apesar de ter sofrido três golos, Hugo Souza foi uma das grandes figuras do encontro. O guardião flaviense conseguiu segurar o empate quase até ao intervalo com grandes defesas e, mesmo na segunda-parte, conseguiu evitar que a equipa de Rúben Amorim dilata-se ainda mais a vantagem no marcador.

Em noite 'não':

A equipa do Chaves não conseguiu impôr-se no jogo e não chegou a fazer nenhum remate à baliza defendida por Ádan, que acabou por ser um mero espectador do encontro.

Veja o resumo do encontro:

Reações:

Rúben Amorim fala em "treinadores com sorte" e Pote admite que o Sporting "merece totalmente a vitória"

"Nós criámos os três lances para o Sporting", afirma Luís Morgado; Hugo Souza diz que falta ao Chaves conquistar pontos