Em comunicado lido por um vice-presidente do clube no auditório do Estádio de Leiria, a União de Leiria criticou a empresa municipal que gere o estádio pela iniciativa de oferecer cachecóis, bonés e t-shirts do Sporting Clube de Portugal a 26 utentes do Internato D. Dinis, em Leiria, antes do jogo de quarta-feira, que vai opor as duas equipas.

"A União Desportiva de Leiria e a União de Leiria Futebol SAD não podem deixar passar em claro a atitude infame, ofensiva e vexatória da sua honra e dignidade, assumida por parte da Leirisport e da sua administração em particular", leu o dirigente do clube, Fernando Encarnação.

Para os responsáveis do clube e da SAD, trata-se de uma "nova política de desmoralização, vexame e descredibilização da União Desportiva de Leiria".

O comunicado incita "as forças vivas do clube, sócios, atletas e simpatizantes" a insurgirem-se, "sob pena de se branquearem comportamentos que visam unicamente prejudicar e humilhar a instituição mais representativa da cidade e do distrito".

A União de Leiria admite aceitar "um pedido de desculpas por quem", na sua casa e perante os seus sócios, "pretende divulgar acções de marketing a favor de clubes terceiros".

Caso contrário, o clube leiriense, "em defesa do bom nome, da honra, da dignidade e do historial da instituição", exige "a demissão dos administradores da Leirisport, EM, que não se venham a demarcar do pretendido e hoje anunciado 'serviço de marketing e promoção de clube terceiro' a realizar no decurso de jogo em que a União de Leiria é o clube visitado".

A União de Leiria recebe no Estádio Municipal de Leiria o Sporting na quarta-feira, às 21:15, em jogo da segunda jornada do Grupo B da terceira fase da Taça da Liga.