Depois do Sindicato dos Jornalistas, agora foi a vez da CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto - a criticar Roger Schmidt pela sua postura na conferência de imprensa de domingo, de análise do dérbi diante do Sporting.

Questionado se o resultado (vitória por 2-1, com dois golos nos descontos) tinha sido melhor que a exibição, o técnico alemão irritou-se: "Se pergunta assim acho que é a claro qual é a sua opinião. Provavelmente é do Sportig ou do FC Porto, não sei. Eu vi uma equipa que jogou bom futebol e acreditou até ao último segundo."

Para a Associação dos Jornalistas de Desporto, "Roger Schmidt teve uma lamentável atitude e deve pedir desculpas públicas. Os Jornalistas não estão ao serviço de clubes, estão ao serviço do público."

Eis o comunicado do CNID

"A Direção do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto não pode deixar de sublinhar com enorme desilusão uma parte das declarações do treinador do Benfica, sr. Roger Schmidt, após o jogo com o Sporting no domingo, no Estádio da Luz.

Perante um jornalista que ele já viu muitas vezes, na Luz e não só, o treinador do Benfica respondeu a uma pergunta banalíssima (“O resultado foi melhor do que a exibição?) perguntando se o Jornalista era do Sporting ou do FC Porto. E repetindo-o depois, audivelmente, para o assessor que estava ao seu lado na mesa.

O sr. Roger Schmidt sabe, por longa experiência, que os Jornalistas estão numa conferência de Imprensa para fazer perguntas. Em Portugal, na Alemanha, na Áustria ou na China. O sr. Roger Schmidt sabe, tem que saber, que desrespeitou um Jornalista que tem uma carreira de longos anos na rádio e na televisão e 24 horas depois ainda não pediu desculpa; o sr. Roger Schmidt sabe que a educação e a urbanidade são valores inegociáveis, no futebol e na vida.

Noutros momentos, o CNID esteve ao lado dos Jornalistas perante treinadores que tiveram atitudes do género. Não podemos, desta vez, fazer outra coisa. Roger Schmidt teve uma lamentável atitude e deve pedir desculpas públicas. Os Jornalistas não estão ao serviço de clubes, estão ao serviço do público."

FOTOS: Veja as melhores imagens do Benfica-Sporting

No domingo, o campeão Benfica venceu em casa o Sporting, por 2-1, em jogo da 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, graças a dois golos nos descontos.

O sueco Viktor Gyökeres adiantou o Sporting, aos 45 minutos, com João Neves a empatar aos 90+4 e o dinamarquês Casper Tengstedt a dar o triunfo aos 90+7, quando os 'leões' jogavam com menos um jogador, após a expulsão de Gonçalo Inácio, aos 51.

Após impor a primeira derrota ao Sporting, o Benfica subiu à liderança, com os mesmos 28 pontos do Sporting, segundo classificado, e mais três do que o FC Porto.

VÍDEO - Veja o resumo do Benfica-Sporting