Coimbra marca mais uma das “finais” anunciadas pelo Benfica nesta reta final do campeonato disputado ao sprint com o Sporting. O jogo deste sábado com a Académica, referente à 29ª jornada da Liga, promete mais dificuldades para a equipa de Rui Vitória, por surgir ‘intrometido’ na dura eliminatória com o Bayern para a Liga dos Campeões.

Reza a história que os encarnados costumam levar a lição bem estudada para o exame com a Briosa. Com efeito, em 63 jogos realizados entre as duas equipas em Coimbra, só para o campeonato, registaram-se 43 triunfos do Benfica, 15 empates e apenas cinco derrotas, tendo a última ocorrido ainda antes do 25 de Abril, mais precisamente a 9 de dezembro de 1973. Quanto a golos, o saldo é absolutamente favorável ao clube da Luz: 150-66.

Porém, Coimbra também chegou a ter menos encanto para o Benfica na despedida de campeonatos recentes. Foram disso exemplo os dois recentes empates nas épocas 2011/12 e 2012/13, temporadas marcadas pela perda da Liga para o FC Porto após os encarnados terem usufruído de vantagem pontual na corrida pelo título.

Aliás, o jogo de 2012 ficou ainda marcado pela polémica arbitragem de Hugo Miguel que foi muito criticada pelo Benfica e pelo impacto nas contas do título. Os encarnados reclamaram a não marcação de duas grandes penalidades no jogo dessa 20ª jornada e com o nulo final viram o FC Porto igualar a equipa então comandada por Jorge Jesus no primeiro lugar. Na ronda seguinte seria consumada a ultrapassagem portista, com o triunfo por 3-2 na Luz, que daria o fôlego final à formação azul e branca para o título.

Rui Vitória sabe que qualquer deslize poderá custar o título para o Sporting, mas Filipe Gouveia também sabe que qualquer ponto é crucial na fuga à despromoção. Resta saber qual luta irá vencer: o título ou a permanência na Liga.

O desafio entre Académica e Benfica está agendado para este sábado, às 18h30, no Estádio Cidade de Coimbra, e terá a arbitragem de João Capela.