Já se pode dizer que o nome Sérgio Conceição é indissociável do FC Porto. A ligação ao emblema que o acolheu ainda em idade júnior iniciou-se na época de 1991/92. Depois de ter sido cedido ao Penafiel (93/94), Leça (94/95) e Felgueiras (1996/96), o filho pródigo voltou a casa para assumir um lugar na equipa sénior portista, onde passou duas temporadas de alto nível, antes de se transferir para a Lazio em 1997/98.
Em 2003/2004, Conceição ainda esteve cedido ao FC Porto por empréstimo da Lazio, ainda a tempo de ganhar o campeonato pelo Dragões e fazer parte do grupo que venceu a Liga dos Campeões, com Mourinho no banco.
Especial FC Porto campeão: reportagens, análises e números do título, assim como as melhores fotos vídeos do 30.º campeonato dos Dragões.
Penduradas as chuteiras e iniciada a carreira de treinador o legado, já se pode chamar assim, iniciou-se na temporada de 2017/22, e já há cinco anos que o timoneiro é o dono da cadeira de sonho do Dragão. Foi no dia 8 de junho de 2017 que Sérgio Conceição foi oficializado como treinador do FC Porto.
Em cinco temporadas no emblema da Invicta conquistou três campeonatos em cinco possíveis. Logo na época de estreia sagrou-se campeão nacional em 2017/2018. Seguiu-se uma época de interregno, antes de voltar a assegurar o título mais importante do futebol português em 2019/20. Seguiu-se o Sporting como vencedor do campeonato em 2020/21. Em 21/22, os portistas recuperaram o cetro.
Mas mais do que títulos conquistados, com Conceição o clube recuperou o ADN Porto. Dono de uma personalidade bem vincada, cedo Sérgio Paulo Marceneiro Conceição impôs a sua liderança no balneário. Nunca deixa nada por dizer, reage por vezes a quente, mas é já inegável a sua marca no banco do FC Porto.
Números do FC Porto de Sérgio Conceição
267 jogos
191 vitórias
41 empates
35 derrotas
Conceição é já o segundo treinador com mais vitórias ao serviço do FC Porto. O técnico soma 191 vitórias pelos azuis e brancos em 267 jogos, e ultrapassou Artur Jorge que contava com 187. O timoneiro encontra-se apenas atrás de José Maria Pedroto como o treinador com mais triunfos ao serviço dos azuis e brancos.
No currículo soma já seis títulos pelos dragões: três ligas portuguesas, uma Taça de Portugal e duas Supertaça Cândido de Oliveira.
Já em matéria de invencibilidade, o FC Porto tem feito história e fez uma época absolutamente notável também nesse capítulo. Os azuis e brancos somaram 58 jogos sem conhecerem o sabor da derrota no campeonato, antes de serem derrotados frente ao SC Braga, na 31.ª jornada. O FC Porto ultrapassou o Benfica de John Mortimore, em dois jogos, como a equipa que mais tempo esteve sem perder no campeonato português. Os encarnados estiverem 56 jogos sem conhecerem o sabor da derrota entre 1976 e 1978.
Há quem reconheça capacidades invulgares em Sérgio Conceição, até para no futuro assumir o papel de presidente do FC Porto. O seu legado no banco do treinador promete continuar, até porque é reconhecido que o técnico é uma peça fulcral para o projeto e certamente a direção tudo fará para deixar Conceição confortável para que possa dirigir os destinos dos dragões durante mais anos, continuando assim a trilhar um caminho que tem sido de sucesso. O seu legado ombreia já com o de José Maria Pedroto, uma das figuras míticas dos dragões e muito ligado à fase inicial da presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa, que comemorou no mês de abril 40 anos ao serviço dos azuis e brancos.
Comentários