A Comissão de Fiscalização, nomeada por Jaime Marta Soares e que não é reconhecida pela atual direção do Sporting, recebeu esta segunda-feira uma participação disciplinar de um grupo de sócios a pedir a suspensão preventiva do Conselho Diretivo leonino liderado por Bruno de Carvalho.

O jornal Record teve acesso ao documento entregue à Comissão de Fiscalização do Sporting onde pode ler-se as razões que levaram um grupo de adeptos a pedir a suspensão preventiva do Conselho Diretivo do clube de Alvalade.

No referido documento, o grupo de sócios do Sporting entende que a atual direção não deve ser autorizada a frequentar as instalações do clube devido à "prática de gravíssimos ilícitos disciplinares que colocam em causa a própria subsistência da instituição".

"Os participados, enquanto membros do Conselho Diretivo do Sporting, não podem afastar membros de outros órgãos sociais regularmente eleitos nem podem nomear ou designar membros da Mesa da Assembleia Geral ou do Conselho Fiscal e Disciplinar. Bem sabiam e sabem que não têm qualquer competência para destituir (!?!) os membros regularmente eleitos da mesa da Assembleia Geral; Bem sabiam e sabem que não têm qualquer competência para nomear, visto que se trata de uma competência exclusiva do Presidente da MAG (artigo 41º dos Estatutos), uma Comissão de Fiscalização; Criaram estruturas paralelas no clube, nomeando uma nova mesa da Assembleia Geral e uma Comissão de Fiscalização (A Direção nomeia quem tem o dever de a fiscalizar(!?!))", pode ler-se no documento.

O grupo de sócios do Sporting descreve ainda a atual situação do clube como o "mais grave ataque de sempre à instituição, na mais grave violação de sempre dos Estatutos do Sporting, no maior ataque de sempre aos sócios".

Recorde-se que a Comissão de Fiscalização do Sporting é composta por João Duque, Henrique Monteiro, António Paulo Santos, Luís Pinto de Sousa e Rita Garcia Pereira, e foi nomeada por Jaime Marta Soares em substituição do Conselho Fiscal e Disciplinar demissionário.

No entanto, esta comissão não é reconhecida pela atual direção leonina uma vez que o Conselho Diretivo do Sporting nomeou, por sua vez, outros cinco elementos (Subtil de Sousa, Miguel Varela, Sérgio Félix, Fernando Carvalho e Pedro Carrilho) e anunciou eleições para um novo Conselho Fiscal e Disciplinar, assim como para a Mesa da AG.