A Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) vai anunciar amanhã os castigos a aplicar ao FC Porto e ao SL Benfica na sequência dos incidentes ocorridos no clássico de domingo.

O FC Porto venceu o SL Benfica por 3-1 no Dragão, em jogo a contar para a 29.ª jornada do campeonato, mas os incidentes em torno da partida podem vir a penalizar o clube azul-e-branco devido ao comportamento dos seus adeptos.

As imagens televisivas mostraram o constante arremesso de objectos para dentro de campo.

O defesa central do SL Benfica, Luisão, pode também ser alvo de um processo disciplinar por ter arremessado um objecto para as bancadas.

Um dia antes de serem conhecidos os castigos aplicados pela Comissão Disciplinar da Liga, o FC Porto reagiu às críticas expressas pelo Benfica quanto à segurança que envolveu o "clássico" e acusou os encarnados de não terem “dimensão moral para apontar o que quer que seja”. Num comunicado publicado no site oficial do clube, o FC Porto acusa ainda o SL Benfica de se comportar como "virgem ofendida" e lembra o comportamento de Luisão no final da primeira parte para acusar o rival de falta de "fair play".