Sérgio Conceição voltou a criticar o calendário da I Liga, que vai obrigar o FC Porto a fazer dois jogos em menos de 72 horas. O técnico já tinha abordado a questão no final da vitória frente ao RB Leipzig na quarta-feira e esta tarde, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Belenenses, voltou a falar do assunto, fazendo uma comparação com Benfica e Sporting, rivais dos ´dragões` na luta pelo título que jogaram na terça e só vão entrar em campo no domingo.
"Fiquei desagradado com a diferença de tempo e recuperação em relação aos rivais. Sei que há uma certa coincidência nos jogos dos rivais [Benfica e Sporting] que vão jogar contra [V. Guimarães e SC Braga, respetivamente], as equipas que jogaram ontem [quinta-feira], sei disso. Mas as equipas mais prejudicadas são o FC Porto, o Braga e o Vitória Sport Clube, o meu desabafo foi mais nesse sentido. Porque não marcar o jogo [do FC Porto] para domingo às 16h? Fazia todo o sentido", explicou o técnico.
"Não vou mudar a minha opinião, de perceber que podíamos jogar as 16h00 de domingo e era mais algum tempo que tínhamos de recuperar os jogadores. Sei que noutras ligas se joga de três em três dias, como na Alemanha, Inglaterra que muitas vezes joga até com menos de 72 horas de descanso, mas a pequena diferença em relação a estes clubes é a qualidade das soluções que eles têm, essa é a grande diferença. Temos a exigência da Champions, com aquilo que é pedido aos jogadores no decorrer da época, com lesões e castigos. As opções são menores, não quero arranjar qualquer tipo de desculpas, não vou usa-la se tivermos um resultado menos bom no sábado, se o fizesse, estaria a entrar em contradição com o que disse, sobre termos um plantel que dá garantias. Queria toda a gente disponível, mas isso todos os técnicos querem", completou.
Ora os rivais do FC Porto na luta pelo título, Benfica e Sporting, defrontam precisamente o SC Braga e o Vitória de Guimarães, equipas que jogaram esta quinta-feira para a Liga Europa, com uma vitória e um empate fora. Sérgio Conceição aproveitou para corrigir um jornalista sobre o nome dos ´conquistadores` e deu os parabéns às duas formações minhotas.
"É Vitória e não Guimarães. Aproveito para dar os parabéns pelo jogo com alma de Vitória, uma vitória importante para o clube, adeptos, treinador, mas também para Portugal perante um adversário muito forte. E o Braga que também empatou fora na Bulgária, aproveito para felicitar as equipas pelos resultados positivos", frisou.
O técnico não poderá contar com vários jogadores, entre lesionados e castigados. Conceição diz que só tem 15 jogadores de campo disponíveis, pelo que terá de recorrer a equipa B para colmatar as ausências. Uma coisa é certa: Galeno será convocado.
"O Danilo está castigado, há a situação do Otávio e mais dois avançados [Marega e Soares] que não podem jogar. Já frisei isso no fim do jogo com o Leipzig, mas tenho de arranjar soluções. Confio nos disponíveis, gostaria de ter todos mas faz parte do que é a vida de um treinador. Temos de gerir de forma inteligentes e criativa o plantel. Até porque há pausa para as seleções, pelo que amanhã temos de ganhar ou ganhar", atirou.
Sobre o Belenenses do seu amigo Domingos Paciência, só elogios.
"Vamos ter um jogo contra uma equipa que está a fazer um bom início de época, com um treinador que conheço bem, que tem muita qualidade, e que o está a demonstrar, naturalmente. Será difícil como todos os jogos da Liga, não há jogos fáceis. Penso que temos de assumir a responsabilidade de ter de ganhar e continuar na frente da Liga. Não vai fugir ao que tem sido a nossa grande ambição e forma de estar e encarar o jogo", sublinhou.
O FC Porto-Belenenses, da 11.ª ronda da I Liga, está marcado para às 20h30 deste sábado, no Dragão.
*Artigo atualizado às 12h55
Comentários