No final do Rio Ave-FC Porto, ganho pelos vila-condenses por 3-1, Sérgio Conceição dirigiu-se para Luís Freire visivelmente exaltado. O técnico dos Dragões não terá gostado de algo que terá sido dito no banco do Rio Ave no decorrer da partida e, no relvado, recusou-se a cumprimentar alguém ligado ao Rio Ave. Conceição disse algumas palavras em direção ao treinador do Rio Ave e teve mesmo de ser agarrado, tal como Luís Freire.

Veja as melhores imagens do Rio Ave-FC Porto!

O treinador do Rio Ave desvalorizou a situação na zona de entrevistas rápidas.

"Nada de relevante. Estamos a falar de um dos melhores treinadores portugueses de sempre, no futebol português. Tenho respeito máximo. As picardias são normais no futebol, desejo tudo de bom ao Sérgio, como a todos os colegas. Da minha parte, tudo tranquilo. Vivemos as emoções lá dentro, é futebol. Cá fora é outra vida", disse o treinador do Rio Ave.

Também Sérgio Conceição tentou minimizar o tema mas abordou a questão do tempo útil de jogo.

"Não houve desentendimento nenhum. Há dois anos ficaram muito chateados de não cumprimentar um treinador, que eu olhei para o lado e vi o gesto para o jogador se atirar para o chão para perder tempo e essas coisas. Há situações que vivemos no banco que não vale a pena estarmos aqui a falar. Ficam ali dentro, no campo. São situações de jogo. Eu também tive em equipas não grandes em Portugal e utilizei todas as estratégias, menos essas que não aceito e não admito numa equipa de futebol, sinceramente", atirou o técnico dos azuis e brancos.

Conceição acusou os vila-condenses de perder tempo na segunda parte mas a verdade é que este foi o jogo do FC Porto com mais tempo útil de jogo nos quatro que leva na I Liga

De acordo com dados da Liga de Clubes, o Rio Ave-FC Porto teve um tempo útil de jogo de 59 por cento (58:02 minutos). O valor é superior aos 53:04 minutos (54 por cento) jogados no clássico com o Sporting (3-0), aos 53:37 minutos (53 por cento) na vitória em Vizela (1-0) ou aos 50:37 minutos (51 por cento) na goleada ao Marítimo no Dragão (5-1).

Já na posse destes dados, Luís Freire respondeu a Sérgio Conceição, na conferência de imprensa.

"A primeira coisa que quero dizer é que o Rio Ave, dos 10 jogos da Liga Bwin com mais tempo útil, tem três. E este jogo é o que tem mais tempo útil da jornada toda. Portanto, não se deixem iludir por coisas que não interessam. Rio Ave é forte candidato a ser das equipas com mais jogos com tempo útil. Guarda-redes não caiu, Amine foi substituído, Aziz foi substituído. Há que ter respeito uns pelos outros", começou por explicar, antes de pedir mais respeito pelas equipas ditas pequenas.

"O primeiro golo é um grande golos. Temos de valorizar o que fazem as equipas pequenas, isto não é uma ditadura. As equipas pequenas jogam e fizeram um grande golo hoje. Tivemos mérito, no 2-0 tivemos o lateral na área do FC Porto e temos de começar a olhar as coisas assim. No ano passado, nós ganhámos a II Liga e eu não andava a desvalorizar os outros. Temos de valorizar o que é bem feito. Fizemos uma grande primeira parte contra uma excelente equipa e um grande treinador, provavelmente o melhor em Portugal, que ganhou três campeonatos", completou Luís Freire.

O campeão FC Porto sofreu, este domingo, a primeira derrota na I Liga portuguesa de futebol, ao perder por 3-1 no terreno do Rio Ave, em jogo da quarta jornada, deixando o Sporting de Braga isolado na frente.

Os vila-condenses conquistaram o primeiro triunfo na presente edição, que marca o regresso ao principal escalão, graças aos dois golos do ganês Yakubu Aziz, aos 22 e 43 minutos, e de Pedro Amaral, aos 33, num encontro em que os 'dragões' reduziram aos 90+3, pelo espanhol Toni Martínez, depois de o iraniano Mehdi Taremi ter desperdiçado uma grande penalidade, aos 62.

Com este desaire, o campeão FC Porto fica a um ponto do líder Sporting de Braga, e em igualdade com o Benfica, que tem em atraso a receção ao Paços de Ferreira, marcada para terça-feira, e o Portimonense, todos com nove, enquanto o Rio Ave sobe ao grupo dos 10.ºs classificados, com quatro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.