Sérgio Conceição mostrou-se irritado quando questionado sobre os casos extra-futebol que envolvem o FC Porto. Na conferência de imprensa de antevisão do clássico com o Benfica, o técnico falou das situações clínicas de Danilo e Pepe, recusou o rótulo de jogo decisivo e mostrou-se agastado com o que considera falta de destaque ao que o FC Porto tem vindo a fazer bem, principalmente após o jogo com o Vitória de Setúbal.

Ver vídeo

Problemas extra-futebol no FC Porto: "Querem ter duas horas de programas mais logo à noite?Tenho um grande respeito pelo trabalho dos jornalistas, a curiosidade que possa suscitar um tema que está a ser falado e bastante atual, penso que a notícia saiu ontem [sexta-feira], mas estamos a falar de futebol, faz falta que as pessoas falem de futebol, porque é que o FC Porto faz mais golos de bola parada, porque é que o Benfica tem menos faltas assinaladas e menos cartões amarelos, o porquê disso também... Porque é que têm levado mais golos na Luz e porque é que fazem muitos golos na Luz. Eu falo quando quero e quando me apetece, ninguém me corta a palavra. Não é o Rui [Cerqueira, assessor de imprensa] que não me deixa responder. Este é um momento mais de irritação, peço desculpa porque estava bem disposto e até estou bem disposto para amanhã".

Jogo é decisivo? "É um jogo importante, mas os 14 que ficam a faltar até ao fim são decisivos. São três pontos que podemos ganhar e o adversário não. É um jogo muito importante, não há dúvida nenhuma".

Situações de Pepe e Danilo: "O Pepe melhorou um bocadinho, o Danilo continua a fazer trabalho de ginásio mas à parte do grupo. O Pepe está num patamar um bocadinho melhor [em relação ao Danilo]".

O que espera do Benfica? "Todos os jogos são diferentes, adversários são sempre diferentes. O treinador do Benfica já analisou o jogo da Luz [n.d.r. vitória do FC Porto por 2-0]. Nos preparamos o jogo de amanhã em função da dinâmica da equipa do Benfica, não é muito diferente, apesar de um ou outro jogador diferente [em relação ao jogo da primeira volta]. Mas faz parte da nossa análise, estamos preparados".

Notícias sobre lavagem de dinheiro no FC Porto: "Foco-me muito na nossa equipa, isso é que é importante".

Plano especial para Rafa? "Preocupamo-nos com a equipa do Benfica, dentro do que é a preparação do jogo. No último jogo com o Académico de Viseu fizemos a mesma coisa, próximo jogo depois do Benfica vamos fazer o mesmo: analisar a dinâmica da equipa, dos jogadores. Rafa será, provavelmente, o jogador que vai jogar mais pela esquerda ou a fazer movimentos interiores, com condução com bola. Se atua atrás do avançado ou não, isso é com o treinador do Benfica, nós temos de estar preparados. O Benfica tem características que pode jogar com três médios, pode optar por algo diferente, mas estamos preparados para estes diferentes comportamentos do Benfica e dos jogadores nestas posições".

FC Porto com muitos golos sofridos: "Temos sofrido mais golos do que o habitual, é verdade, e estamos atentos a isso, de olhar sempre para o todo, a dinâmica da equipa, perceber qual a origem dos golos, como trabalhamos determinados aspetos. Depois do jogo com o Vitória de Setúbal e a qualidade que apresentamos, tudo o que não se escreveu... é injusto. Tenho jogadores de qualidade que dão muita classe ao jogo, ao que chamo o sexto momento de jogo, e é isso que espero amanhã frente ao Benfica, com e sem bola, essa criatividade e imprevisibilidade que eles têm e é poucas vezes realçado. Temos momentos fantásticos de que não se fala: é sempre demérito dos defesas, nunca é mérito dos que estão envolvidos no processo ofensivo da equipa".

O FC Porto-Benfica, da 20.ª jornada da Primeira Liga, está marcado para às 20h30 deste sábado, no Dragão.