João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem, esteve esteve este domingo no canal Sport TV+ para a divulgação de mais uma fornada de áudios do VAR das mais recentes jornadas da Liga Portuguesa, de forma a elucidar e esclarecer o que se passou e a tomada de decisão em vários lances polémicos mais recentes.

Entre os lances cujos áudios foram divulgados, alguns merecem especial destaque, como a possível expulsão de David Carmo no recente Benfica-FC Porto, o golo anulado ao Sporting na visita a Braga, ou o tão falado momento em que as imagens deixam de funcionar no FC Porto-Arouca, na altura de reverter uma grande penalidade assinalada sobre Taremi, que levou até ao uma conversa entre árbitro e videoárbitropor telemóvel.

Possível expulsão de David Carmo na Luz

O primeiro lance cujos áudios foram agora divulgados foi, então o da possível expulsão de David Carmo na visita do FC Porto ao terreno do Benfica, numa altura em que os dragões já se encontravam reduzidos a dez elementos, com o árbitro do encontro a considerar que "o jogador [Rafa] está muito lateralizado e não está em posição de ainda poder jogar a bola."

A conversa entre o árbitro, João Pinheiro, e o videoárbitro, Artur Soares Dias, foi a seguinte:

VAR: A velocidade com que o Rafa vai, tenho dúvidas e tenho mais certezas de que ele vai chegar lá primeiro do que a bola e vai sozinho.

Ábitro: Se tens dúvidas, eu vou ver.

VAR: Tenho mais certezas de que o Rafa ultrapassou e vai chegar lá primeiro do que o outro. Está com a bola enquadrada. Pára no momento do toque.

Árbitro: Para mim, está longe da baliza...podes andar para trás? Velocidade normal. Ok, para mim isto é amarelo, Artur. O jogador está muito lateralizado e este jogador não está em posição de ainda poder jogar a bola. Mantenho a minha decisão."

Golo anulado ao Sporting em Braga

Outro dos lances que mais polémica gerou nas jornadas mais recentes e que também esteve em análise foi o golo anulado a Hjulmand no Braga-Sporting, por interferência de Pedro Gonçalves - em posição irregular - no campo de visão de Matheus, com o videoárbitro (Fábio Melo) a aletar o árbitro (Luís Godinho) para o facto. Eis o diálogo.

VAR: Recomendo que venhas à zona de decisão para analisar um golo por fora de jogo. Este é o momento do remate, agora vou dar-te a câmara topo e o momento da trajetória da bola. O jogador fica entre a trajetória e o guarda-redes. Godinho, não te estou a ouvir.

Mesmo sem conseguir responder ao VAR, Luís Godinho viu as imagens, ouviu as palavras do VAR e anulou o golo a Hjulmand. João Ferreira explicou que Luís Godinho é um árbitro que sua muito e isso, por vezes, interfere com o microfone, mas que tudo correu segundo o protocolo.

"Os sistemas de comunicação são testados no aquecimento, verificados durante o jogo, a meio da primeira parte, outra a meio da segunda e outra nos últimos 10 minutos. O que se passou neste exemplo é raro, mas o Luís [Godinho] tem-nos criado algumas partidas. Os nossos técnicos alertaram para o facto de o Luís suar imenso e que vai obstruir o canal do micro dele. Ele estava a ouvir e a falar, mas o VAR não estava a ouvir. O árbitro mudou a decisão porque está a ouvir e no final conseguiram verificar o que se tinha passado", justificou o vice-presidente do Conselho de Arbitragem.

Penálti revertido contra o FC Porto na visita ao Estrela da Amadora

Igualmente analisado foi o penálti assinalado após contacto de Pepe com Ronald na área dos dragões na visita do FC Porto à Reboleira. Uma decisão que acabaria por ser revertida.

Eis o diálogo entre o VAR, Fábio Melo, e o árbitro, João Pinheiro.

VAR: Daqui VAR, recomendo que venhas à zona de decisão para cancelar o penálti

Árbitro: Tens outra imagem?

VAR: Vou-te mostrar. O jogador entra de carrinho pelo meio das pernas, o contacto é só depois com o corpo, é um toque.

Ábirtro: A bola está em jogo?

VAR: Sim, ainda está.

Árbitro: Para mim, o toque não vai ter impacto na jogada, porque ele já rematou e toca só com o corpo. Vou alterar.

Penálti contra o Benfica em Portimão

Na visita do Benfica ao Portimonense foi assinalado uma grande penalidade contra as águias, por alerta do VAR, depois de o árbitro nada ter assinalado. Foi também um dos lances em que os áudios foram divulgados.

VAR (Tiago Martins): Malheiro, sugiro que venhas à zona de revisão para um penálti por mão. A mão está em volumetria e é aqui o contacto.

Árbitro: Tens imagem de frente? Do meio-campo? Para ver o remate?

Árbitro: Ok. Não vou dar cartão, só penálti.

Penálti assinalado sobre Taremi revertido no FC Porto-Arouca...e a célebre conversa ao telemóvel

Por fim, o último lance exibido - e talvez o mais aguardado - foi o da grande penalidade assinalada sobre Taremi e posteriormente revertida, mesmo sem que o árbitro da partida tivesse possibilidade de ver as imagens.

Foi assim o diálogo entre o árbitro, Miguel Nogueira, e o videoárbitro, Rui Oliveira:

VAR: Digam ao Miguel para vir à zona de revisão, porque eu acho uma carga completamente normal.

(áudio impercetível)

VAR: Passa o telefone ao Miguel.

Árbitro: Não há imagens, tens de descrever.

VAR: O que se passa no lance é que há um cruzamento do jogador do FC Porto e o Taremi, antes de a bola lá chegar, já está a encenar a queda. De facto, há um contacto com o ombro, mas é perfeitamente normal. Nada que justifique a queda.

VAR: Depois o corte do jogador do Arouca é com a cabeça. Há monitor alternativo? Não temos imagem lá.

Árbitro: Mas vamos ficar mesmo sem imagem ou como é que é?

AVAR: Não temos backup de nada? Não.

VAR: Miguel, não vamos ter mais imagens. Não vão haver imagens até ao final e vais ter de decidir com a descrição. Mas vai por mim. Tens de recomeçar com bola ao solo, ok?

Outros lances cujos áudios foram divulgados

Nem só de jogos envolvendo os três grandes houve áudios dos diálogos entre árbitro e videoárbitro a serem divulgados. Alguns com João Ferreira a concordar com as decisões, noutros nem por isso. Eis os restantes lances analisados no programa da Sport TV+.

- Possível penálti no Desp. Chaves-Moreirense

- Penálti revertido no Rio Ave-Famalicão

- Penálti por mão na bola de Afonso Freitas no Benfica-V. Guimarães revertido

- Pénalti para o Farense na receção ao Braga

- Penálti a favor do Sp. Braga frente ao Boavista

- Possível vermelho a Buntic no Vizela-Benfica