José Couceiro quer ver o Vitória de Setúbal a dar a volta a este momento conturbado o mais cedo possível. Depois da derrota caseira com o FC Porto por 5-0, o técnico dos sadinos pediu tranquilidade para colocar o clube no lugar que merece.

Críticas: "Senti até ao momento da expulsão o carinho da massa adepta do Vitória de Setúbal, senti isso. Não senti animosidade da massa adepta, nem antes do jogo nem nesse momento. Três dos jogos foram com o Benfica e com o FC Porto. Não é bom. Queríamos ter mais pontos, podíamos ter mais pontos e devíamos ter mais pontos e não temos. É pena que nem toda a gente tenha jogado futebol porque sentiam as coisas de forma muito diferente. Porque há muita gente que fala e não tem essa sensibilidade. A verdade é que se o campeonato acabasse neste momento, o Vitória cumpria os objetivos, mínimos, à tangente. Este é um período, claramente, difícil, mas não é um período que tenha esse tipo de consequências.

Lugar em risco: "Eu disse há muitos dias que no Vitória nunca serei parte do problema. Não há qualquer tipo de questão, nem dúvida, em relação a isso. O Vitória vive um momento difícil, vai ter eleições em breve, ou vamos ver se há eleições, ainda não há nenhuma lista para ir às urnas. Concretamente não sinto esse perigo. Estou preocupado? Estou. Se em algum momento a solução passar por isso.... É o mais fácil. Isso é o mais fácil".

Problemas internos do Setúbal: "Há questões internas que eu não abordo em conferência de imprensa. O Vitória já passou por fases mais complicadas. É uma fase difícil e todos nós sabemos. As questões de instabilidade não dão tranquilidade a ninguém. Eu estou preocupado com o equilíbrio e o estado emocional da equipa. Nós fizemos 16 faltas, nós somos das equipas que mais faltas sofre e menos faltas faz, mas somos das equipas mais penalizadas. Se calhar temos de jogar de maneira diferente. Há questões que têm de ser analisadas de forma muito fria. Nós só queremos que as coisas se resolvam e que nós possamos encontrar o nosso equilíbrio. Os problemas do Vitória têm de ser resolvidos dentro do Vitória".

Motivar a equipa com tantos problemas: "A melhor fonte de confiança é ganhar jogos. Como se ganha jogos? A equipa tem de inverter este ciclo. A equipa tem de acreditar que tem potencial para fazer melhor, e tem! Muitos dos nossos reforços estão cá dentro. Tivemos muitos problemas a nível de lesões, com alguns jogadores a ser penalizados porque para ajudar a equipa mudam de posição. Penso que essas melhorias vão chegar e a equipa tem de acreditar que tem potencial. Claramente que há aqui questões de confiança com jovens jogadores".

O FC Porto venceu o Vitória de Setúbal na 14ª jornada da Primeira Liga por 5-0 e igualou o Sporting na liderança do campeonato. Os 'dragões' resolveram a partida logo nos primeiros 45 minutos da partida com três golos de autoria de Aboubakar (dois) e um de Marega. No segundo tempo, em modo de gestão, a equipa de Sérgio Conceição aumentou a vantagem com Aboubakar a chegar ao 'hat-trick' e o bis de Marega. José Couceiro foi expulso por protestos ainda na primeira parte numa noite muito ventosa em Setúbal.

Veja o resumo do jogo