Qual foi a maior goleada entre os dois emblemas

O resultado mais desnivelado entre Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto, que terminou numa vitória de 12 a 2 do Benfica, teve lugar no dia 7 de fevereiro de 1943. O jogo foi disputado no Campo Grande e é até agora a maior vitória num confronto entre os dois emblemas.

FC Porto domina histórico

Será o 254.º confronto entre Benfica e FC Porto. Os portistas dominam o histórico com 101 vitórias contra 90 do Benfica e ainda 62 empates.

Na Luz, o Benfica não vence o FC Porto desde 2018

O Benfica soma apenas um triunfo nos últimos cinco confrontos frente ao FC Porto no estádio da Luz. A última vitória dos encarnados teve lugar em 18/19, vitória por 1-0, com um golo de Haris Seferovic. Daí para cá, o FC Porto somou três triunfos; 1-2 em 22/23, 0-1 em 21/22 e 0-2 em 19/20. Houve ainda um empate, a uma bola, em 20/21.

Águias dominam em casa

No estádio da Luz, o Benfica soma 62 vitórias, contra 25 vitórias do FC Porto a que se juntam 31 empates.

Benfica foi invencível a jogar com o FC Porto durante uma década

O maior período de invencibilidade do Benfica frente ao FC Porto durou cerca de 10 temporadas, entre 1963 e 1973. As águias estiveram durante 15 jogos sem perder nas recepções aos dragões.

Maior goleador dos clássicos

Eusébio da Silva Ferreira é o maior goleador dos clássicos entre FC Porto e o Benfica. O 'Pantera Negra' fez 16 golos em 16 jogos frente ao FC Porto na condição de visitado. Segue-se Espírito Santos e José Águas, ambos com 13 golos. O melhor registo dos portistas pertence a Araújo autor de 5 golos em 6 jogos.

Árbitro da partida

O árbitro João Pinheiro vai dirigir o clássico entre Benfica e FC Porto, da sétima jornada da I Liga portuguesa, na sexta-feira, informou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) através do site oficial.

O juiz da Associação de Futebol de Braga, de 35 anos, vai arbitrar pela 10.ª vez um embate entre 'grandes' e pela segunda um duelo entre 'águias' e 'dragões', tendo como árbitros assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia, enquanto Artur Soares Dias desempenhará as funções de videárbitro (VAR).