A transferência de David Carmo para o FC Porto vai render 100 mil euros aos cofres do Benfica. Tal valor está englobado nos 20 milhões que os dragões irão pagar no imediato ao Sporting de Braga pela transferência do jovem central.
De acordo com os mecanismos de solidariedade impostos pela FIFA, os encarnados recebem 0,5 por cento do valor da transferência , correspondente às duas épocas que o defesa cumpriu na formação das águias entre os 12 e os 13 anos de idade (0,25% por cada época).
Para além do Benfica, também o Anadia sairá beneficiado deste negócio. O clube da região de Aveiro vai encaixar 50 mil euros (0,25% do valor total), já que foi aqui que David Carmo cumpriu os seus 14 anos.
Quem poderá ficar de fora deste mecanismo de solidariedade é a Sanjoanense. O emblema de São João da Madeira teria direito, não só à percentagem correspondente ao ano de formação, como também ao 10 por centro do passe que, até ontem, estava na posse do clube.
Todavia, e perante a iminência da conclusão do negócio com o FC Porto, os responsáveis do Sporting de Braga avançaram para a compra desses 10 por cento por 950 mil euros. De lembrar que estas operações pressupõem que o clube vendedor abdica do mecanismo de solidariedade.
A transferência de David Carmo para o FC Porto constitui o maior negócio entre clubes portugueses. No pódio estão ainda a transferência de Rafa para o Benfica (16,4 milhões de euros) e a de Paulinho para o Sporting (16 milhões por 70% do passe), todos jogadores vendidos pelo Sporting de Braga aos 'três grandes' do futebol português.
Comentários