É já esta sexta-feira que se poderá decidir muito do título nacional de futebol 2022/22. O Benfica, primeiro com 71 pontos, recebe o FC Porto, segundo com 61 pontos, para um dos jogos mais aguardados do ano. Um triunfo dos encarnados deixará a prova praticamente decidida, já que ficarão a faltar apenas oito rondas e 13 pontos de diferença para os dragões e 12 para o Braga (se ganhar o seu jogo da 27.ª jornada).

A equipa de Roger Schmidt vai bem lançada para aplicar a máxima: 'Os ataques ganham jogos, as defesas ganham campeonatos'. É que nas 26 rondas já disputadas, só por 14 vezes Vlachodimos foi buscar à bola no fundo das redes.

No último domingo, a formação da Luz voltou a manter a sua baliza a zeros, na vitória por 1-0 no terreno do Rio Ave. Foi o sexto jogo sem sofrer golos fora de casa, neste que é o melhor registo de uma equipa na I Liga desde 2016/2017, quando FC Porto não foi batido em seis saídas seguidas.

Em Vila do Conde, o Benfica igualou o seu melhor registo na Primeira Liga (seis jogos sem sofrer golos fora de casa). Nas épocas 1975/76 e 1977/1978, o emblema da Luz também manteve a sua baliza a zeros durante seis jogos consecutivos longe de casa para a Primeira Liga.

O Benfica está assim a três jogos de bater o recorde nacional, na posse do FC Porto. Entre as temporadas 1979/80 e 1980/1, os dragões não foram batidos durante oito jogos fora de casa.

Para derrubar o registo do FC Porto, os encarnados não poderão sofrer golos nas deslocações a GD Chaves (28.ª), Gil Vicente (30.ª) e Portimonense (32.ª). O último jogo fora de casa é em Alvalade, no dérbi diante do Sporting.

Diante do Rio Ave, na 26.ª ronda, o Benfica somou a 10.ª vitória seguida na I Liga, a melhor sequência da época. Foi também a 12.ª vitória nos últimos 13 jogos.

Esta é uma época fantástica para os lados da Luz, se excluirmos a eliminação na Taça de Portugal e Taça da Liga. O clube está nos quartos de final da Liga dos Campeões, prova onde ainda não perdeu (vai defrontar o Inter Milão), soma apenas uma derrota na I Liga, prova que lidera desde o início.

Nos últimos 45 jogos, a formação da Luz só sofreu uma derrota: 3-0 em Braga para a I Liga, na única derrota da época. Na Taça da Liga ficou afastado devido aos critérios de desempate com o Moreirense e na Taça de Portugal, empatou nos 120 minutos e só foi batido nas grandes penalidades pelo SC Braga.