Jesualdo Ferreira já trabalha em pleno no Málaga, onde até se estreou na Liga espanhola com uma derrota com o Valência, mas o passado de quatro temporadas no FC Porto continua bem vivo na memória do técnico português.

"Estive quatro anos consecutivos no FC Porto, e com a possibilidade de fazer cinco, o que foi a primeira vez; ganhei três campeonatos consecutivos, o que também não tinha acontecido com treinadores portugueses. Provavelmente, a memória vai reter também que o FC Porto não foi à Liga dos Campeões pela primeira vez nos últimos anos. Então aí, a má memória vai tilintar mais vezes", disse o técnico em entrevista ao jornal A Bola.

Questionado sobre o papel de defensor dos dragões que assumiu muitas vezes publicamente, sendo quase a única voz do clube, Jesualdo Ferreira não se mostra arrependido: "Dei no FC Porto tudo o que tinha e às vezes muito mais do que podia. Não estou arrependido."

O experiente treinador comentou ainda a última época, que marcou o único ano da sua passagem pelo FC Porto sem conquistar o campeonato, assinalando a vitória do Benfica e a sua saída do comando da equipa técnica portista.

"Não fomos tão competentes como nos anos anteriores e houve duas equipas, nomeadamente a que foi campeã, que foi mais competente. O treinador é o mais responsável. Quando digo nós refiro-me a todo o grupo", frisou Jesualdo Ferreira, acrescentando: "Houve muitas razões, mas não me parece correcto enumerá-las porque estaria a apresentar apenas uma parte do problema. Ia falar de uma árvore quando aquilo foi uma floresta, mas se alguém o quiser fazer no futuro, cá tenho a minha árvore para descascar."

Sobre a nova aventura no comando do Málaga, o treinador traça objectivos ambiciosos e não se mostra atemorizado com a alta fasquia que lhe foi imposta. "Quero fazer um clube melhor e num espaço de tempo relativamente extenso; fazer do Málaga um clube para estar entre os melhores de Espanha", concluiu.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.