O Benfica anunciou esta sexta-feira na sua newsletter diária que apresentou uma participação ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol sobre Pinto da Costa, depois das mais recentes declarações do presidente do FC Porto.

"O Sport Lisboa e Benfica informa que fez uma participação no Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol relativa às declarações do Presidente do FC Porto tornadas públicas na quarta-feira, dia 19 de abril. Declarações que visam condicionar as arbitragens neste final de Campeonato e que, não tendo merecido ação do Conselho de Disciplina nas últimas 48 horas, justificam este procedimento do Sport Lisboa e Benfica", pode ler-se.

“Sabemos o que essa pressão originou, não deveríamos ser nós a fazer uma participação do que se passou, atendendo aos precedentes que o CD tem com o Benfica. Fizemo-lo e vamos esperar as consequências disso, que não seja esse barulho externo que seja o condicionante deste campeonato, que lideramos desde a primeira [jornada] até agora”, disse na terça-feira o presidente do Benfica, Rui Costa.

Sérgio Conceição e Vítor Baía, recorde-se, já tinham antes sido visados pelas Águias e estão na alçada de um processo disciplinar. O treinador do FC Porto também abordou este tema hoje em conferência de antevisão à deslocação dos Dragões a Paços de Ferreira.

Dias antes, na conferência de imprensa de antevisão do duelo com o Santa Clara, para a I Liga, Sérgio Conceição afirmou que “não pode haver dois pesos e duas medidas” nas equipas de arbitragem nos jogos em que estão envolvidos ‘encarnados’ ou ‘dragões’.

Também Vítor Baía, que é igualmente vice-presidente do FC Porto, pediu que “não se repitam erros que influenciam resultados”.