O "derby" de domingo entre Benfica e Sporting, no estádio da Luz, é o 283.º destes dois históricos do futebol português e assume um estatuto de desempate nos jogos já disputados esta década.
Nos confrontos oficiais entre os emblemas, o Benfica é a equipa mais vitoriosa, com uma vantagem de 18 vitórias (121/103) e mais 36 golos marcados do que os “leões” (481/445), mas na última década (desde a época de 2000/01) o equilíbrio tem sido a nota dominante.
Em 24 jogos disputados nas últimas nove épocas, existe uma igualdade: oito vitórias do Sporting, oito do Benfica e oito empates, num registo que demonstra uma recuperação do clube da Luz com os resultados das duas últimas temporadas.
A desvantagem ténue da equipa “encarnada” na década foi anulada com os últimos resultados, não tendo o Sporting conseguido na última temporada uma única vitória frente ao Benfica, com as “águias” a empatarem em Alvalade para a Liga (0-0), a vencerem para a Taça da Liga (4-1) e já na Luz para o campeonato (2-0).
Os resultados do campeão nacional permitiram-lhe ainda recuperar a desvantagem de golos que tinha para os “leões” nos tempos mais recentes, com o Benfica a passar para a frente, com mais três golos marcados (36-33).
Na contabilidade apenas para o campeonato, a década ofereceu 20 jogos e também aqui “águias” e “leões” dividem os louros, com vitórias repartidas (sete) e seis empates, num apontamento em que cada uma das equipas tem vantagem ligeira em casa.
Nos últimos 10 jogos para o campeonato na Luz, o Benfica soma quatro vitórias, contra três do Sporting e outros tantos empates, os mesmos números que se verificam em Alvalade, mas com a vantagem mínima a pertencer aí aos “leões”.
Para lembrar a última vitória do Sporting na Luz é preciso recuar até Janeiro de 2006, quando os “leões” surpreenderam à 20.ª jornada os “encarnados” com uma vitória por 3-1, com dois golos de Liedson e um do já retirado Sá Pinto, depois de Simão ter inaugurado o marcador para o Benfica.
Depois disso, verificaram-se dois empates na Liga nas épocas seguintes (1-1, 06/07 e 0-0, 07/08) e duas vitórias do Benfica, a mais recente na última temporada, com golos do paraguaio Óscar Cardozo e do argentino Pablo Aimar.
No domingo, em jogo agendado para as 20:15 e a contar para a quinta jornada da Liga, Benfica e Sporting protagonizam o 283.º "derby" da história e o 25.º jogo de uma década que tem sido pautada pelo equilíbrio entre dois gigantes do futebol português.
Comentários