Como se esperava, houve tarde de emoções na primeira liga de futebol. Havia muito em jogo: a luta ainda pelo segundo lugar da liga entre Sporting e Benfica e com o SC Braga ainda há espreita para se intrometer nas contas do pódio.

Na segunda metade da tabela, ainda havia muita coisa a decidir: Paços de Ferreira, Estoril, Feirense e V. Setúbal tentavam escapar à despromoção.

Na deslocação a Algarve, os castores entravam para a última jornada fora da linha de água, mas acabaram por cair para a segunda liga com o desaire frente à equipa de Vítor Oliveira. Um bis de Pires e outro tento de Rafa assinaram o destino do Paços de Ferreira.

Também a norte, destino idêntico teve o Estoril. Numa luta 'mano a mano' em Santa Maria da Feira, a equipa da linha de Cascais empatou (0-0) frente ao Feirense quando precisava de vencer. O conjunto estorilista acabou por ficar na última e 18º posição, com 30 pontos. Já o Feirense, conseguiu salvar-se e ficou na 16ª posição.

O histórico V. Setúbal agarrou com todos os dedos a permanência no escalão maior do futebol português. Os vitorianos venceram o Tondela com um golo de André Pereira. O sadinos terminam assim no 14º posto.

Já mais a cima da tabela, o SC Braga que ainda tinha esperanças em chegar ao pódio, foi derrotado frente ao Rio Ave por 1-0. Golo de Tarantini, ao minuto 41. Os bracarenses terminam o campeonato com 75 pontos e em quarto. O Rio Ave é quinto com 51 pontos.

Na luta pelo segundo lugar, o Sporting claudicou na Madeira ao perder nos descontos frente ao Marítimo (1-2). Já o Benfica cumpriu e venceu o Moreirense no estádio da Luz. Marcou Jonas de penalti. Os encarnados ficam em segundo e os leões em terceiro.

Encerra-se assim o pano sobre a edição 2017/2018 da primeira liga. Para o ano há mais. E já sabe que pode acompanhar tudo no SAPO Desporto.