Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até junho de 2026. A cerimónia de assinatura do novo vínculo decorreu no relvado do Estádio do Dragão e contou com dois monstros das balizas da história do FC Porto: Vítor Baía e Helton.

O antigo 99 dos Dragões deixou rasgados elogios ao jovem guardião azul e branco.

"É um guarda-redes que domina todos os momentos do jogo, além de jogar com os pés, consegue controlar a profundidade. Felizmente os dois [Helton e Vítor Baía] conseguimos fazer na perfeição esse momento, que é sair da baliza e controlar o espaço. Conforto e à vontade, o Diogo é mesmo isso: um miúdo muito equilibrado em todos os aspetos. Na parte técnica e na parte mental também. Tem tudo para fazer uma carreira de grande nível. É um jovem talentoso, com muita qualidade, tem o mundo à sua espera, há que trabalhar, para consolidar a sua posição, temos grandes guarda-redes na nossa equipa, como é o Marche, de top mundial, e ainda o Cláudio e o Meixedo. Depende do trabalho do Diogo, o que sabemos é que temos quatro guarda-redes de grande qualidade", elogiou Vítor Baía, em declarações ao Porto Canal.

Helton, que defendeu a baliza do FC Porto por muitos anos, sentiu-se honrado por estar neste momento simbólico.

"É sempre um orgulho estar aqui. Tive o privilégio de trabalhar com ele, e desde cedo vi a grandeza e talento dele. Domina todos os momentos do jogo. Na altura em que saí do clube, o Diogo estava nos sub-19, mas ali já dava indicações de que merecia uma oportunidade nos seniores. O seu trabalho fez com que chegasse este reconhecimento do trabalho feito desde cedo", disse o brasileiro ao Porto Canal, antes de deixar um conselho a Diogo Costa.

"Que mantenha essa humildade como pessoa, ser humano, e aprendiz, nunca sabemos tudo, procurei ter essa humildade de reconhecer que estava a aprender cada dia mais, ele que desfrute", finalizou.

Para Helton, pisar o relvado do Dragão tem um forte significado.

"Foi a casa que me abriu as portas para o mundo em Portugal, para além da U. Leiria. O FC Porto mostrou o trabalho do Helton, saber que para além de amigos, eu e o Diogo Costa fomos profissionais juntos, foi algo especial, quando recebeu chamada para estar presentem, recebi como reconhecimento pelo que pude fazer enquanto cá estive", concluiu.

Com Pinto da Costa ali ao lado, além de Fernando Gomes e Luís Gonçalves, Diogo Costa estava naturalmente satisfeito com este momento

"É sempre uma honra enorme representar o clube do coração desde que nasci. Claramente, vai ficar marcado para o resto da minha vida. Vou dar tudo por este clube e pela equipa também. Relativamente ao número 99 [celebrizado por Baía], é uma grande responsabilidade, porque quero que o número continue a ser visto por todos e a responsabilidade é levar sempre esse número ao êxito. É sempre um prazer enorme representar este clube", disse ao Porto Canal.

No momento da assinatura, Pinto da Costa explicou que Diogo Costa é o presente e não o futuro do clube.

"É sempre um bom dia para o clube, para todos e será também um dia que o Diogo Costa vai recordar toda a vida. Confio muito que nestes anos vai ter muitas vitórias e títulos ganhos juntamente com os colegas de equipa e treinador. É um momento que merece ficar marcado na vida do FC Porto, como vai ficar marcado na vida do Diogo", começou por dizer Pinto da Costa

"O FC Porto, felizmente, tem tido ao longo da sua história grandes guarda-redes. Desde o Siska ao Barrigana, antes das minhas presidências. De então para cá temos tido o Fonseca, um guarda-redes influentíssimo nas nossas vitórias e, depois disso, o Vítor Baia e o Helton, aqui presentes, dois monstros na baliza, como foi o Mlynarczyk, do primeiro título europeu do FC Porto. Temos também o Marchesín, um jogador que teve grande influência nos nossos títulos. O Diogo representa o presente e o futuro. Tenho a certeza que vamos ter muitas alegrias com a colaboração dele, terá muitos momentos de glória com a equipa, que é o fundamental", completou o líder portista.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.